Apenas 4% da população descarta o turismo como parte importante do Brasil (JohnnyGreig/Getty Images)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 18 de fevereiro de 2025 às 13h00.
84% dos brasileiros consideram o turismo importante para a geração de emprego. 43% vão além e o consideram quase essencial. Por coincidência, esse é o mesmo volume de pessoas que também acreditam que o potencial turístico do Brasil é bem aproveitado.
Os dados adquiridos pela Nexus apontam para uma relação receptiva entre a força de trabalho e o setor. “A atividade turística é ainda uma forma de promover desenvolvimento regional e reduzir a desigualdade no país”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino.
A pesquisa “Tendências de Turismo Verão 2025 – comportamento da população brasileira”, também descobriu que:
Para o Estado, a pesquisa ainda complementa: 33% dos brasileiros consideram o combate à pobreza e à desigualdade social como foco das políticas públicas mais benéficas para a atividade turística.
Investimento em segurança pública, barateamento dos custos de viagens e infraestrutura, no entanto, não ficam de lado – todos tiveram mais de 10% das respostas, então o interesse está bem dividido.
Com investimento nesses tópicos, o Estado entra na esteira de movimentações do setor turístico que miram na grande porcentagem ainda acredita que o potencial brasileiro não é totalmente aproveitado.
Desde o início de 2023, foram abertos 405.382 postos de trabalho no setor, de acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A meta é prosseguir com este movimento.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube