(AndreyPopov/Getty Images)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 27 de maio de 2024 às 07h00.
A inteligência artificial da startup chilena Webdox pode reduzir em até 90% o tempo dedicado à revisão e análise de contratos digitais dentro da plataforma, que é um software de Gestão do Ciclo de Vida de Contratos (CLMs).
Segundo estudo da World Commerce and Contracting, a gestão de contratos pode tomar até 68% do tempo diário de equipes jurídicas. Batizada de Brain Companion, a ferramenta recém lançada é mais um exemplo de como a IA pode ser usada para ajudar na rotina de escritórios jurídicos.
No Brasil desde 2022, com um negócio que já cresceu 500% desde então, a Webdox projeta crescer mais 100% neste ano e atingir um faturamento anual de US$ 10 milhões até o final de 2026.
“O Brain Companion é apenas o começo de uma era onde a IA se posiciona como um dos pilares estratégicos da Webdox. Nosso objetivo é ir além de ser uma solução de automação e gestão de contratos digitais”, diz José Manuel Jiménez, CEO e fundador da Webdox.
O Brain Companion inclui assistente conversacional, sistemas de extração de metadados e análise de contratos para detecção de riscos e desvios de normas.
Segundo Jiménez, ela permite alcançar:
O executivo ressalta que essas possibilidades fazem com que as áreas dedicadas à gestão de contratos possam focar em atividades mais estratégicas. “A utilização da IA para revisão e análise de contratos está revolucionando a produtividade em torno da gestão contratual”, completa.
A WebDox tem 70 clientes ativos no Brasil, incluindo Cobasi, Unipar, Porto Fino e Americanas. Entre eles, o Grupo Marista é um dos que já têm acesso ao Brain Companion, tendo testado a ferramenta por um mês e reportado resultados consideráveis.
A operação Centro-Sul do grupo utiliza a plataforma da Webdox há um ano, com atuação em educação, saúde e defesa da infância. A ferramenta diminuiu o lead time da gestão de um contrato de 48 a 78 dias para 14 a 21 dias.
Segundo a analista administrativa jurídica do Grupo Marista, Celine Medeiros, “a transparência da gestão de contratos aumentou muito, além da autonomia para o cliente acompanhar os processos”, conclui Celine.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube