Bússola

Um conteúdo Bússola

Senadores do Podemos ganham espaço nas redes sociais com filiação de Moro

Decisão de ministra do STF sobre emendas parlamentares agita redes de Marcelo Freixo

Ranking produzido pelo Instituto FSB Pesquisa mede a popularidade dos parlamentares nas redes sociais (Podemos/Divulgação)

Ranking produzido pelo Instituto FSB Pesquisa mede a popularidade dos parlamentares nas redes sociais (Podemos/Divulgação)

B

Bússola

Publicado em 10 de novembro de 2021 às 17h20.

Um dos nomes mais atuantes nas redes sociais do Senado, Jorge Kajuru (Podemos-GO) voltou a ser destaque no ranking FSBinfluênciaCongresso. Ele foi o senador que mais ganhou posições entre 2 e 8 de novembro graças a intensa postagem de assuntos variados da vida política. Entre seus temas preferidos no período estão a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as emendas do chamado orçamento paralelo e a filiação do ex-juiz Sérgio Moro a seu partido. Após subir seis colocações, o parlamentar chegou ao oitavo lugar do levantamento.

O ranking, produzido pelo Instituto FSB Pesquisa, mede a popularidade dos parlamentares nas redes sociais.

Outro integrante do Podemos, Lasier Martins (RS) também ganhou espaço nas redes nos últimos dias, o que o fez ingressar em 13º na lista dos 15 senadores mais influentes do ambiente online. O mesmo ocorreu com Álvaro Dias (Podemos-PR), que avançou mais em direção ao topo do ranking ao ganhar dois lugares, alcançando o posto de quarto lugar.

Além dos senadores do Podemos, quem teve uma semana positiva foi Fabiano Contarato (Rede-ES). Ele avançou três posições e posicionou-se em sétimo no levantamento. No pódio, no entanto, não houve alterações. Humberto Costa (PT-PE), Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) continuam a ocupar o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. O Podemos é o partido com mais representantes no ranking, seguido pelo PT.

Câmara

A decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), de mandar suspender o pagamento das emendas de relator do orçamento de 2021 mobilizou os seguidores do deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) nas redes sociais. Seus diversos posts sobre o tema tiveram alto engajamento no Twitter e no Facebook. Apenas um deles obteve mais de 30 mil curtidas e 2,5 mil compartilhamentos e o ajudou a avançar seis posições no ranking FSBinfluênciaCongresso. Graças ao desempenho, ele alcançou o posto de sétimo entre os 20 mais populares da Câmara dos Deputados no ambiente online.

A semana também foi favorável a Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Hélio Lopes (PSL-RJ). Ambos subiram cinco posições no período. Ela conquistou o 15º lugar, enquanto ele ficou em 16º. Kim Kataguiri (DEM-SP), outro parlamentar com forte atuação nas redes sociais, também ganhou mais espaço. Após avançar quatro colocações, ele tornou-se o dono do posto de décimo lugar no levantamento.

O pelotão de frente, por sua vez, continua a assegurar sua vantagem, sem nenhuma mudança no período. A bancada do PSL domina os cinco primeiros lugares com Carla Zambelli (PSL-SP), Bia Kicis (PSL-DF), Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Filipe Barros (PSL-PR) e Carlos Jordy (PSL-RJ) em primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto, respectivamente. Além deles, o partido tem ainda quatro nomes na lista, completando nove representantes dentre os campeões de redes sociais. Nenhum outro partido se aproxima dessa marca. O PT, em segundo lugar, possui três integrantes no ranking.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedInTwitter | Facebook | Youtube

Veja também

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosPolíticaRedes sociaisSenado

Mais de Bússola

Cecilia Ivanisk: mulheres são muito emocionais para serem líderes eficazes?

Franquia de odontologia cria frente para marcas anunciarem direto para seu público-alvo

Bússola Cultural: how you like that? K-pop invade São Paulo

Ex-Secretária de Desenvolvimento Econômico é indicada como liderança para a COP 30 em Belém