Bússola

Um conteúdo Bússola

Rio Innovation Week dará destaque para startups e empreendedorismo feminino

Startups podem se inscrever gratuitamente em mentorias e empreendedoras tem programação planejada por grupo de Luiza Helena Trajano. Evento acontece entre de 12 a 15 de agosto no Pier Mauá (RJ)

Edição anterior do Rio Innovation Week (Rio Innovation Week/Divulgação)

Edição anterior do Rio Innovation Week (Rio Innovation Week/Divulgação)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 7 de agosto de 2025 às 07h00.

Última atualização em 7 de agosto de 2025 às 10h45.

Quem está no comando de uma startup sabe a importância vital do networking e da conquista de investidores. Para dar uma força para esses empreendedores, o Rio Innovation Week preparou uma trilha exclusiva. 

Realizado entre os dias 12 e 15 de agosto, o evento é um dos maiores do mundo na área de inovação. Este ano, ele projeta movimentar mais de R$ 4 bilhões em negócios e receber 185 mil pessoas. São esperadas mais de 2 mil startups beneficiadas pela trilha Trilha de Empreendedorismo e Inovação Aberta

As atividades envolverão mentorias, rodadas de negócios e pitchs para investidores. As startups, que podem se inscrever gratuitamente no evento, terão a chance de expor suas soluções e fazer contato direto com stakeholders em potencial, incluindo representantes de mais de 30 países.

“A ideia é apoiar o novo empreendedor, oferecendo espaço para expor, conectar-se com potenciais clientes e investidores, além de aprimorar sua jornada. Grandes empresas podem estar em busca de soluções que startups já têm. Queremos construir essa ponte e criar meios reais para que esses empreendimentos ganhem vida”, explica Carlos Junior, sócio e diretor de Inovação Aberta do Rio Innovation Week. 

E o empreendedorismo feminino será destaque

Com o tema “Um olhar através da ética”, o Rio Innovation Week 2025 irá explorar como a ética pode e deve guiar o desenvolvimento de soluções disruptivas. No palco Mulehres do Brasil, a plenária de abertura ficará por conta de Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza

E Trajano não é o único nome feminino de destaque. Com a participação do Grupo Mulheres do Brasil – fundado e presidido por ela e composto por mais de 130 mil membros pelo mundo – o Rio Innovation Week dará destaque ao empreendedorismo feminino com a conferência "Mulheres do Brasil" .

A trilha, organizada pelo grupo, contará com importantes vozes femininas, incluindo: a médica cientista e referência  internacional em vacinas, Sue Ann Costa Clemens, que debaterá com a médica  infectologista e paliativista do Instituto Emílio Ribas, Gloria Brunetti, sobre futurismo em  saúde. 

Pegando como gancho os 19 anos da Lei Maria da Penha, as desembargadoras Andrea Pachá e Adriana Ramos de Mello falam sobre o que já mudou e o que ainda  precisa mudar na legislação. Além delas, a ministra Anielle Franco é outro nome  confirmado e vai abordar inclusão e inovação. 

10 nomes de destaque no empreendedorismo que estarão presentes no evento:

Ana Fontes - Empreendedora social brasileira, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME).

Dafna Blaschkauer - Executiva global e primeira diretora de vendas e country manager interina na Apple, responsável pelo lançamento do iPad e do iPhone no varejo do Brasil. 

Dani Junco - Fundadora e CEO da B2Mamy, uma socialtech criada em 2016 para empoderar mães no  mercado de trabalho e no empreendedorismo e que já capacitou mais de 30 mil mulheres. 

Dhafyni Mendes - Empreendedora, comunicadora brasileira e fundadora da Todas Group, plataforma digital voltada ao desenvolvimento profissional de mulheres. 

Érica Fridman e Jaana Goeggel - Fundadoras da Sororitê Ventures, que surgiu em 2021 como uma angel network, já conta com cerca de 140  investidoras e aportou mais de R$ 6 milhões em mais de 15 empresas. 

Jandaraci Araujo - Cofundadora do Instituto Conselheiras 101, programa voltado para a  preparação e inserção de mulheres negras em conselhos de administração, com  mentoria e promoção de visibilidade. 

Luanna Toniolo, Manuela Bordasch e Patrícia Lima - Empreendedoras e líderes da  iniciativa The 3 Percent, projeto que visa impulsionar negócios liderados por mulheres no Brasil com o objetivo de aumentar o suporte a empresas fundadas por  mulheres. 

Painéis e palestras de destaque

O espaço do Rio Innovation Week 2025 contará com 400 expositores e terá 7 palcos dinâmicos, onde acontecerão palestras sobre temas diversos, como esportes, mobilidade urbana, empreendedorismo, tecnologia e outros. 

Algumas palestras que se destacam, e que podem ser de interesse dos empreendedores e empreendedoras, são:

Rio, uma cidade pelo Oceano 

O  painel propõe uma reflexão sobre o papel estratégico do  Rio de Janeiro como metrópole costeira em busca de um desenvolvimento mais sustentável e resiliente. O encontro contará com a presença de Gunter Pauli, economista, empreendedor e autor de "A Economia Azul”. 

Economia Azul: desafios ambientais como alavancas de desenvolvimento econômico  sustentável 

Marina Cançado entrevistará Gunter Pauli numa conversa sobre circularidade e design de modelos de negócios positivos para o planeta por meio da inspiração na eficiência e  regeneração dos ecossistemas naturais. 

Além Fronteiras: como a vacinação transforma sociedades 

Este painel debaterá como a vacinação vai além da prevenção médica: ela é um gesto de solidariedade entre povos em meio a desafios como desigualdades de acesso, logística  e hesitação vacinal, termo usado para descrever a relutância, dúvida ou recusa em se vacinar, mesmo quando as vacinas estão disponíveis. 

Para conferir mais informações sobre atividades, palestras e atrações, os interessados podem conferir o site https://rioinnovationweek.com.br/

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube 

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroInovaçãoempreendedorismo-femininoStartups

Mais de Bússola

Opinião: estamos chegando no limite do desenvolvimento das tecnologias digitais

Brasileiros acima dos 60 anos são os que mais reciclam, aponta pesquisa

‘ECA Digital’ entrará em vigor em seis meses. Como as empresas podem se preparar?

Como empresas estão fortalecendo a luta contra o câncer de mama no Outubro Rosa