Bússola

Um conteúdo Bússola

Ranking FSBinfluênciaCongresso compara influência nas redes sociais

Nesta semana, Eduardo Bolsonaro assume o segundo lugar na Câmara; Major Olímpio, sub-relator da reforma tributária, está em 5º no Senado

Congresso: confirma o o ranking FSBinfluênciaCongresso desta semana (Paulo Whitaker/Reuters)

Congresso: confirma o o ranking FSBinfluênciaCongresso desta semana (Paulo Whitaker/Reuters)

Mariana Martucci

Mariana Martucci

Publicado em 6 de agosto de 2020 às 17h00.

Última atualização em 6 de agosto de 2020 às 17h11.

A partir de hoje o portal Bússola traz a você, semanalmente, um ranking dos deputados e senadores mais influentes nas redes sociais. O índice reflete a atenção crescente das autoridades ao engajamento por meio da tecnologia, e ganha relevância pelo potencial impacto nas eleições e nas prioridades dos debates nacionais. As informações são compiladas por meio de uma metodologia proprietária do Instituto FSB Pesquisa, resultando no ranking FSBinfluênciaCongresso, que também é distribuído aos congressistas.

Nesta semana, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) subiu uma posição e aparece em segundo lugar no ranking. O parlamentar superou a deputada Bia Kicis (PSL-DF) e está atrás apenas da correligionária Carla Zambelli (PSL-SP), que segue reinando absoluta na liderança do levantamento.

O principal destaque individual é o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ), pré-candidato à prefeitura do Rio. Ele está em 14º lugar, 14 posições à frente em relação ao levantamento anterior. Otoni foi destituído recentemente do cargo de vice-líder do governo após postar nas redes sociais ataques duros ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Por outro lado, o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), que na semana passada era o mais bem colocado parlamentar de oposição no ranking perdeu quatro posições e aparece apenas em 10º lugar. Este posto cabe agora à deputada Jandira Feghalli (PCdoB-RJ), que manteve o mesmo desempenho da semana anterior e está em sétimo lugar.

Senado

Major Olímpio (PSL-SP), líder do partido na Casa e sub-relator da reforma tributária na Comissão Especial, subiu três posições e ocupa agora o quinto lugar no ranking desta semana. Há duas semanas, Major Olímpio defendeu o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, quando a Câmara decidiu começar sozinha o debate da reforma. O parlamentar acabou escolhido para ajudar o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) a condensar em um texto de consenso as PECs 110 e 045, além das propostas encaminhadas pela equipe econômica.

O senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), um dos investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de financiar atos antidemocráticos, é a grande novidade do ranking desta semana. O parlamentar avançou 28 posições, ocupando assim o 11º lugar.

Veja abaixo o ranking desta semana dos 20 primeiros deputados, e dos 15 primeiros senadores.

Ranking FSBInfluênciaCongresso compara influência nas redes sociais

Ranking FSBInfluênciaCongresso compara influência nas redes sociais (Bússola por FSB/Divulgação)

Acompanhe tudo sobre:Redes sociaisCâmara dos DeputadosSenadoCongresso

Mais de Bússola

Como a inteligência artificial está transformando treinamentos corporativos

Varejista investe em formação dos colaboradores com plataforma de conteúdo diversificado

Setor de energia elétrica avança na redução de passivo histórico

Rede social ESG aposta no Rio Innovation Week para ampliar sua presença