Bússola

Um conteúdo Bússola

Preparatório gratuito foca em jovens negros para pós-graduação no exterior

Prep Pós-Graduação é uma iniciativa das ONGs Fundação Estudar e Fundação Lemann

Iniciativa conta com especialistas de MIT e Columbia (Inside Creative House/Getty Images)

Iniciativa conta com especialistas de MIT e Columbia (Inside Creative House/Getty Images)

B

Bússola

Publicado em 29 de novembro de 2022 às 16h00.

Última atualização em 29 de novembro de 2022 às 19h20.

A Fundação Estudar e a Fundação Lemann se uniram para lançar o Prep Pós-Graduação, curso online e gratuito que prepara jovens que sonham em fazer uma pós-graduação em outro país, mas não sabem por onde começar. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso dos brasileiros à educação no exterior, especialmente entre jovens pretos, pardos e de baixa renda. Qualquer pessoa pode participar.

Com 12 horas de conteúdo gravado, mentorias e workshops ao vivo, o Prep Pós reúne todo o conhecimento necessário para desmistificar o processo de aplicação de um curso de pós-graduação no exterior. São abordados pontos como: possibilidades de bolsas, dicas de redução de custos de candidatura, estrutura dos testes de idiomas, cartas de recomendação e marketing pessoal.

“Com o Prep Pós-Graduação queremos tornar possível o sonho de estudar fora para mais brasileiros, especialmente entre pretos, para todos e de baixa renda. Neste sentido, o curso traz soluções para superar os principais obstáculos encarados por esses jovens, que é o idioma e o alto custo. Por isso, abordamos possibilidades de bolsas e formas de praticar o inglês gastando pouco ou de forma gratuita”, afirma Anamaíra Spaggiari, diretora executiva da Fundação Estudar.

Estrutura do curso 

O Prep Pós é dividido em dois blocos: decisão e execução. O primeiro aborda barreiras comuns em relação à pós-graduação no exterior, como o desafio de aprender inglês e opções de bolsas de estudos, ao passo que conduz o estudante através da tomada de decisão sobre se candidatar para uma pós-graduação no exterior. Já o segundo contempla tópicos mais práticos de todo o processo, trazendo informações sobre documentação, redação, entrevista, entre outros.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

VEJA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:DiversidadeEducação

Mais de Bússola

Climatechs: o setor emergente que pode transformar a resposta do Brasil à crise climática

Brasil recebe congresso de educação ambiental para países falantes da língua portuguesa

Distribuição pode ser fator determinante no crescimento do mercado de seguros na América Latina

Com educação, agronegócio pode acelerar modernização causando impacto social positivo