Bússola

Um conteúdo Bússola

Podcast A+: Novo Ensino Médio - tudo o que é preciso saber das mudanças

Episódio debate as novidades trazidas pela reforma curricular, que entrou em vigor em 2022 e foca na autonomia e no protagonismo dos alunos

Episódio debate as novidades trazidas pela reforma curricular, que entrou em vigor em 2022 e foca na autonomia e no protagonismo dos alunos (Bússola/Divulgação)

Episódio debate as novidades trazidas pela reforma curricular, que entrou em vigor em 2022 e foca na autonomia e no protagonismo dos alunos (Bússola/Divulgação)

B

Bússola

Publicado em 18 de março de 2022 às 13h06.

Última atualização em 6 de julho de 2022 às 14h58.

O novo episódio do Podcast A+ traz o debate promovido pela Bússola sobre as mudanças no Ensino Médio.

Um processo de aprendizagem mais ativo, com professores que estimulem a reflexão e o pensamento crítico e alunos que se tornem cada vez mais protagonistas das suas trajetórias. Uma jornada integrada de ensino, que combine conhecimentos acadêmicos, aspectos socioemocionais, vivências cotidianas e aspirações profissionais dos estudantes, trabalhando a teoria e a prática de maneira indissociável. Essa é a proposta do novo Ensino Médio, que acaba de entrar em vigor em 2022.

O novo modelo foi criado pela Lei nº 13.415, de 2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura da etapa final do Ensino Básico. Foi definida uma nova organização curricular mais flexível para o Ensino Médio, que contempla uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos alunos, por meio dos itinerários formativos.

A carga horária total aumentou de 2.400 para 3 mil horas, sendo que 60% são para as disciplinas obrigatórias da BNCC, distribuídas em quatro áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), e os 40% restantes se destinam aos itinerários formativos, com o aprofundamento dos estudantes nas áreas de sua preferência. A nova grade inclui ainda o chamado projeto de vida, para ajudar os jovens na busca de seu caminho profissional no futuro.

Todas essas mudanças têm como objetivo tornar o Ensino Médio mais efetivo e atraente e, assim, reduzir os altos índices de evasão e melhorar os resultados dos alunos desse segmento no IDEB – o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A transição para o novo modelo acontece por etapas, começando com as turmas do primeiro ano em 2022 e chegando às demais séries, de forma gradual, até 2024.

A opinião de especialistas é que essas transformações, que promovem mais autonomia e protagonismo dos estudantes, têm potencial para impactar positivamente todo o sistema educacional, do Ensino fundamental ao Ensino superior.

Quais são os maiores desafios na implantação do novo Ensino Médio? Como as redes pública e privada têm se preparado para o novo modelo? Como alunos e professores podem explorar todas as oportunidades trazidas pela reforma? Que ajustes podemos esperar em relação ao Enem? Com a transição ocorrendo em plena pandemia, qual será o impacto da Covid-19 nas mudanças?

Essas e outras questões foram debatidas em uma hora e meia de live no YouTube da Exame. Com mediação do jornalista Rafael Lisbôa, Diretor da Bússola, o bate-papo reuniu Pedro de Moraes, Superintendente Pedagógico da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro; Marcelo Xavier, Diretor de Ensino da Inspira Rede de Educadores; e Diana Tatit, Head de Conteúdo da Camino Education, grupo educacional do qual faz parte a plataforma de aprendizagem digital Cloe.

Escute abaixo o episódio, e ainda pelo Spotify ou Apple Podcasts. A edição é de Guilherme Baldi.

O Podcast A+ faz parte da plataforma Bússola, uma parceria entre a Revista Exame e o Grupo FSB.

Assine os Boletins da Bússola

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedin  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

Mais da Bússola:

Podcast A+: Como está a corrida presidencial a 7 meses das eleições?

Podcast A+: Milhas, pontos ou cashback. Qual programa de recompensa ideal?

Podcast A+: Imposto sobre remessas ao exterior e o risco para o turismo

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEnsino médioEscolasPodcastsProfessores

Mais de Bússola

O caso do TikTok nos EUA pode ter repercussões no Brasil

No setor logístico, construção com Impacto Zero pode ser chave para alcançar sustentabilidade

Índice de Carbono Eficiente da B3 recebe nova gigante da moda brasileira

Empresa brasileira de conteúdo digital tem crescimento anual de 90% e atrai fundos de investimentos