Bússola

Um conteúdo Bússola

Podcast A+: Eleições 2022 - a corrida presidencial a 5 meses do 1º turno

Episódio debate os últimos números das pesquisas eleitorais e o impacto da economia na disputa

Podcast A+: Eleições 2022 - a corrida presidencial a 5 meses do 1º turno (Bússola/Divulgação)

Podcast A+: Eleições 2022 - a corrida presidencial a 5 meses do 1º turno (Bússola/Divulgação)

B

Bússola

Publicado em 5 de maio de 2022 às 07h41.

Última atualização em 6 de julho de 2022 às 14h57.

O novo episódio do Podcast A+ traz o debate promovido pela Bússola sobre as eleições de 2022.

A cinco meses de os brasileiros irem às urnas, como está a corrida presidencial?  Segundo a pesquisa BTG/FSB que acaba de ser divulgada, a disputa está cada vez mais polarizada entre Lula e Bolsonaro. O ex-presidente segue na liderança, mas viu sua vantagem sobre o atual presidente diminuir 5 pontos percentuais em um mês.

Na simulação de 1º turno, Lula soma 41% das intenções de voto contra 32% de Bolsonaro.  Já a chamada 3ª via encolheu ainda mais: todos os pré-candidatos têm juntos 17% dos votos. No levantamento anterior, há um mês, eles reuniam 24% da preferência do eleitorado.

De olho nas convenções que começam em 20 de julho, é intensa a movimentação de partidos e grupos políticos na negociação de apoios e costura de alianças. Mas o acordo entre as legendas de centro em torno de uma candidatura única tem encontrado obstáculos para avançar.

PSDB, União Brasil, MDB e Cidadania haviam reafirmado em reunião no fim do mês passado o prazo de 18 de maio para definição de um nome único na disputa, mas alguns integrantes do grupo já começaram a buscar alternativas à aliança de 3ª via. O União Brasil, por exemplo, anunciou ontem a pré-candidatura do deputado Luciano Bivar, presidente da legenda, ao Palácio do Planalto, recuando do compromisso com os demais partidos.

Seja qual for o elenco que concorrerá em outubro, os analistas apontam que um fator será decisivo na escolha do eleitor: a economia. A pesquisa BTG/FSB revela que dois em cada três eleitores consideram que o Brasil está em crise econômica, com dificuldades para superar o momento. E a percepção da população não é à toa: a prévia da inflação de abril (1,73%) atingiu a maior taxa para esse mês em 27 anos. Em 12 meses, o índice ultrapassa 12%. Os maiores vilões são os alimentos e os combustíveis.

Os últimos números das pesquisas eleitorais, a polarização entre Lula e Bolsonaro e o encurtamento da distância entre eles, as negociações para uma candidatura competitiva de 3ª via, e o impacto da economia na corrida presidencial - todos esses temas foram debatidos em pouco mais de uma hora de live no YouTube da Exame. Com mediação do jornalista Rafael Lisbôa, diretor da Bússola, o bate-papo reuniu os analistas políticos da FSB Comunicação, Alon Feuerwerker e Marcio de Freitas, e o sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa e da FSB Inteligência, Marcelo Tokarski.

Escute abaixo o episódio, e ainda pelo Spotify ou Apple Podcasts. A edição é de Guilherme Baldi.

O Podcast A+ faz parte da plataforma Bússola, uma parceria entre a Revista Exame e o Grupo FSB.

Assine os Boletins da Bússola

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedin  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

Mais da Bússola:

Podcast A+: Big Data e IA - a “mágica” dos dados na gestão dos negócios

Podcast A+: Eleições 2022 - troca-troca nos partidos e nos governos

Podcast A+: Sonho de ter o negócio próprio? Dicas de empreendedorismo

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraEleições 2022InflaçãoJair BolsonaroLuiz Inácio Lula da SilvaPodcasts

Mais de Bússola

Brasil registra 245 mil novas instalações em energia solar em 2025, aponta pesquisa

Os principais desafios legais no uso de IA no recrutamento

Visando redução de 33% das emissões, indústria do cimento começa a discutir próximos passos

Gestores, a Geração Z é mesmo o problema?