(AntGor/Getty Images)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 2 de setembro de 2024 às 13h00.
O dono de restaurante ou qualquer outro estabelecimento dentro da categoria “foodservice” precisa saber: o brasileiro está gastando mais com comida fora de casa — 3% a mais do que em 2023, para ser mais exato.
Segundo dados do Instituto Foodservice Brasil (IFB) referentes ao segundo trimestre deste ano, a população gastou cerca de R$ 61,4 bilhões comendo fora de casa – ou pedindo delivery.
3% pode parecer pouco, mas o montante registrado é recorde do setor, sendo o valor mais alto já registrado pela pesquisa – chamada CREST (Consumer Eating Share Trends) e que já é realizada pela IFB há nove anos.
Não exatamente. Os dados do CREST apontam para melhorias em áreas específicas, mas os donos de restaurantes ainda precisam ficar atentos.
Pontos positivos:
Pontos de atenção:
Para os donos de restaurantes e outros estabelecimentos no foodservice – serviços de alimentação – a análise de comportamento do consumidor brasileiro pode basear uma boa estratégia para o restante de 2024.:
Segundo a IFB, os canais de venda se mantiveram estáveis, apesar de nova queda no delivery.
80% do aumento de gastos entre o primeiro e o segundo trimestre de 2024 veio de quatro segmentos principais:
“Apesar do resultado histórico, os desafios no tráfego permanecem, especialmente no segmento de fast food, no qual as lanchonetes se destacaram positivamente. No entanto, o full service mostrou estabilidade, e o segmento de conveniência teve uma boa performance”, conclui Ingrid Devisate, vice-presidente executiva do IFB.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades