Bússola

Um conteúdo Bússola

Perfis verificados no Instagram são os mais prestigiados pelos usuários

Selo azul funciona como uma chancela de que o perfil é confiável e quem tem encontra na verificação uma ótima maneira de incrementar os lucros

Em um mundo de concorrência feroz, selo se tornou diferencial (Lorenzo Di Cola/NurPhoto/Getty Images)

Em um mundo de concorrência feroz, selo se tornou diferencial (Lorenzo Di Cola/NurPhoto/Getty Images)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 15 de maio de 2023 às 16h20.

Última atualização em 15 de maio de 2023 às 16h23.

Por Rejane Toigo*

O selo de verificação do Instagram – aquele pequeno círculo azul que fica ao lado do nome de alguns perfis – foi criado para informar os seguidores da rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos de que a conta que estão seguindo ou a respeito da qual estão pesquisando é exatamente quem diz ser. Ou seja, seu objetivo original é combater perfis falsificados.

Contudo, em um mundo onde a concorrência é feroz e empresas precisam apresentar algum diferencial para sobreviverem nos negócios, o selo azul extrapolou a função para a qual foi pensado. Ele se tornou, sobretudo, um sinal de distinção e prestígio e tê-lo significa aumentar as chances de lucrar na rede, para quem usa o Instagram profissionalmente, vendendo produtos, serviços ou a própria imagem.

Em razão do destaque proporcionado pelo selo azul, as publicações disponibilizadas pelas contas que o detém costumam receber mais atenção dos usuários, fazendo com que o perfil adquira mais credibilidade. Contribui para que os usuários procurem mais os conteúdos das contas verificadas, o fato de que elas têm prioridade nos mecanismos de busca em relação a outros perfis que não possuem o selo azul. Outra vantagem de obter a verificação do Instagram é o aumento da audiência. Ávidos por conteúdo útil e de qualidade, os usuários veem na verificação uma chancela de que o perfil é confiável

Atraídos por estas vantagens e impulsionados pela promessa de aumentar suas vendas e expandir os negócios, muitos perfis vão em busca do selo azul e diante da facilidade de solicitá-lo acreditam que, do mesmo modo, não encontrarão muitos obstáculos para obtê-lo. Mas não poderiam estar mais enganados.

A solicitação do selo azul do Instagram respeita alguns poucos passos. Primeiramente, acessa-se a configuração da conta. Para isso, faça login, clique na imagem com três traços localizada no canto direito superior da tela. Depois, clique em configurações e conta. Nesta área, faça a opção por “solicitar verificação”.

A partir daí, há duas etapas: a primeira é destinada a confirmar a autenticidade, fazendo um cadastro e enviando documento de identidade de pessoa física ou jurídica. A segunda etapa é destinada à confirmação da notabilidade. Nela, deve-se demonstrar que a conta representa interesse público.

A rede coloca como opcional, mas pode ser de grande valia, a adição de links fazendo referência a artigos, contas ou outros materiais que mostrem que sua conta é de interesse público, deixando claro que conteúdo pago ou promocional não será considerado.

Ou seja, não é para qualquer conta que o Instagram costuma conceder tão cobiçado símbolo. Mas ser de interesse público não significa que basta ter milhões de seguidores. O que importa realmente para a rede social é a relevância e a notoriedade. Assim, figuras públicas qualificadas, celebridades, marcas e organizações de mídias são os tipos de perfis agraciados com o selo azul.

Desse modo, para obter o selo azul do Instagram, deve-se, antes de tudo, tornar-se relevante na rede, sendo a melhor maneira de fazer isso trabalhar sua autoridade digital. Ou seja, não basta apenas estar presente na rede, fazer o básico, oferecendo serviço ou produto de ótima qualidade, sem cativar seu público.

É preciso mostrar-se útil e necessário. Nesse sentido, a principal recomendação é produzir conteúdo em blogs, sites e redes sociais, que dialoguem da melhor maneira possível com a marca. Estes conteúdos facilitam o caminho de quem estiver procurando sobre você na internet.

Outra dica para ganhar notoriedade no Instagram é contratar uma assessoria de imprensa. Especialistas na área de divulgação, as assessorias encontram atalhos para promover os feitos das pessoas e das empresas em meios de comunicação (sites, jornais, revistas etc.). Com seu nome ou o nome da sua empresa em voga, fica muito mais fácil se candidatar e conseguir o selo do Instagram, porque, na pesquisa que a rede social faz para atestar se a conta atende aos critérios de relevância, ela encontrará links de matérias jornalísticas que fazem menção ao perfil.

O que é Meta Verified? Recurso estará disponível no Brasil em breve

Para o usuário (empresa ou criador de conteúdo) que deseja pular etapas, pois necessita usufruir agora do prestígio que o selo azul da rede social proporciona e não pode se dar ao luxo de esperar consegui-lo do modo tradicional, mais trabalhoso e demorado, a Meta, empresa que detém a marca Instagram, oferece uma alternativa. Trata-se do Meta Verified, serviço de assinatura.

Além de conceder o selo de verificação azul, que dá credibilidade à conta, o Meta Verified garante ao usuário pagante outros benefícios que tornam o produto mais atrativo aos usuários da rede. Tais como: um monitoramento proativo de suas contas para evitar que sejam falsificadas; maior alcance de contas e descoberta de seus conteúdos em buscas, comentários e recomendações; recursos exclusivos, como figurinhas nos stories, proporcionando que o usuário que aderiu ao serviço de assinatura possa se expressar de forma singular; e o suporte direto para a conta: serviço que permite ao usuário, sempre que for preciso, receber ajuda de uma pessoa real sobre problemas comuns da conta.

O Meta Verified já está ativo nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Mas a Meta promete expandir o serviço para outros lugares do mundo, incluindo o Brasil, em breve. Para obtê-lo o usuário do Instagram deverá ter pelo menos 18 anos de idade e apresentar documentos nacionais de identidade oficiais de acordo com o país de origem da conta. Também é exigido um comportamento ativo no Instagram, com compartilhamentos de publicações, por exemplo. No Brasil, a assinatura mensal deverá custar R$ 69,90.

*Rejane Toigo é produtora de conteúdo, especialista em mídias sociais e fundadora da Like Marketing

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Roupas fitness são os presentes mais procurados para o Dia das Mães

Aumento da lista suja do trabalho escravo é falta de cultura de governança

Governança no agro une excelência à tradição

Acompanhe tudo sobre:FutebolComplianceGovernançaGestão

Mais de Bússola

Ageless: os dilemas da idade, da inovação e da inclusão no mundo corporativo

Concessionária de cemitérios em SP faz parceria para inclusão social de jardineiros autônomos

Empresa chinesa testa modelo 'live commerce' no Brasil

Rede de hospitais consegue certificações em 'Primeiros Socorros em Saúde Mental'