Bússola

Onde assistir à Copa e quais os jogos que você não pode perder

Começa amanhã, 20, Catar e Equador abrem o evento esportivo mais aguardado do planeta

Um dos maiores eventos esportivos está prestes a começar. (Andrej Isakovic/Getty Images)

Um dos maiores eventos esportivos está prestes a começar. (Andrej Isakovic/Getty Images)

JS

Julia Storch

Publicado em 19 de novembro de 2022 às 17h31.

Pronto, chegou a Copa do Mundo de futebol. Neste domingo, às 13h, Catar e Equador vão correr atrás da bola na partida inicial. Antes, às 12h, vem a cerimônia de abertura. Até 18 de dezembro, data da final, o mais importante evento esportivo do planeta terá quatro opções de transmissão com imagem aos brasileiros. Dá para assistir a tudo? Difícil. Então, resolvi elencar o que há de imperdível na primeira fase, quando a tabela já está estabelecida. E, claro, preparar um “guia para acompanhar a Copa”.

Na TV aberta a exclusividade é da Globo. Dos 64 jogos, 56 serão transmitidos ao vivo – na terceira rodada da primeira fase haverá jogos em horários simultâneos, o que impede a transmissão de todos.

Nas duas primeiras rodadas da fase inicial os jogos serão às 7h, 10h, 13h e 16h. Pela primeira vez serão quatro jogos por dia! Na terceira rodada, jogos simultâneos às 12h e 16h. Estes dois horários serão seguidos nas oitavas de final e quartas de final. Nas semifinais, dois jogos serão às 12h, em 13 e 14 de dezembro, mesmo horário da final do campeonato no dia 18.

Além das partidas de abertura e da seleção brasileira, nove jogos prometem ser os mais interessantes na fase inicial da Copa:

França x Dinamarca – 26/11, sábado, 13h

Atual campeã do mundo, a França caiu no grupo D e, junto com a Dinamarca, é ampla favorita para avançar de fase. O encontro entre as duas equipes deve valer a liderança do grupo. O problema para o time de azul é o retrospecto não muito favorável – os dinamarqueses venceram duas vezes Mbappé e companhia no ciclo antes da Copa.

Espanha x Alemanha – 27/11, domingo, às 16h

São duas campeãs mundiais se enfrentando. O encontro também tem um sentimento de revanche, já que na última partida a Espanha goleou por 6 a 0 a equipe alemã. A Fúria também levou a melhor na semifinal de 2010 e na decisão da Euro de 2008.

Portugal x Uruguai – 28/11, segunda-feira, às 16h

É o último mundial de Cristiano Ronaldo, no jogo mais importante de seu país nesta edição. A estrela portuguesa chega à Copa em má fase e enfrentará também veteranos do outro lado, com Suárez e Cavani no comando do ataque uruguaio.

País de Gales x Inglaterra –  29/11, terça-feira, às 16h

Reino Unido em festa. Os dois países vizinhos se enfrentam pela primeira vez em uma Copa. Para quem William, o príncipe de Gales e filho do Rei Charles III, vai torcer? Ele já declarou que será Inglaterra, para quem sempre torceu no futebol. Gales só esteve em uma Copa, a de 1958, quando enfrentou o Brasil. Agora tem em Gareth Bale sua esperança. Este grupo ainda tem os Estados Unidos (ex-colônia britânica), além de Irã.

Irã x EUA – 29/11, terça-feira, às 16h

Já que Irã e Estados Unidos estão no mesmo grupo, é impossível não lembrar da rivalidade política. O encontro já ocorreu sem problema na Copa de 1998: o Irã venceu por 2 a 1. Sempre fica a dúvida, não? Melhor assistir.

Polônia x Argentina – 30/11, quarta-feira, às 16h

Simplesmente Robert Lewandowski, o atual melhor jogador do mundo eleito pela Fifa, contra Lionel Messi, um dos maiores da história, e que trocaram farpas neste ano. Último mundial de Messi, que carrega o peso de ter de levantar o caneco para definitivamente ser comparado a Maradona e Pelé.

Croácia x Bélgica – 1/12 quinta-feira, às 12h

As duas seleções sensações na última Copa do Mundo, que alcançaram as semifinais – a Bélgica parou no confronto, enquanto a Croácia avançou para a final. Os dois times estão mais velhos e menos fortes, mas ainda devem render em campo. Na Bélgica, destaque para Thibaut Courtois no gol, Jan Vertonghen na defesa, Kevin De Bruyne e Eden Hazard no meio-campo e Romelu Lukaku no ataque. Do outro lado, Luka Modric, que em 2018 recebeu o troféu de melhor do mundo após a Copa do Mundo.

Gana x Uruguai – 2/12, sexta-feira, 12h

Um jogo entre estas seleções entrou para a história na Copa de 2010. Suárez, atacante uruguaio, colocou a mão na bola em lance final da partida. Foi expulso. Gana perdeu o pênalti e, na sequência, a disputa de penalidades máximas. Novamente os dois países se enfrentam em uma partida que pode ser decisiva.

Sérvia x Suíça – 2/12, sexta-feira, às 16h

Aqui há também um componente político. Na última Copa, os suíços Granit Xhaka, nascido na Suíça, mas de origem kosovar, e Xherdan Shaqiri, nascido em Kosovo, uma antiga província albanesa majoritariamente sérvia, foram punidos por comemorações pró-Kosovo durante a vitória por 2 a 1 sobre a Sérvia.  Os dois jogadores, que marcaram os gols da vitória, imitaram a águia da bandeira albanesa, um gesto considerado na Sérvia como um símbolo da “Grande Albânia”. Cutucaram onça com vara curta, o que não pegou bem. Eis o reencontro agora em 2022.

TV fechada, streaming e rádio

Na TV fechada, o Sportv tem a exclusividade, o que vale também para o aplicativo Globoplay. O Sportv promete estar ao vivo das 6h à meia-noite, todo dia, em três canais. Já o Globoplay terá o diferencial da narração de Tiago Leifert, que neste ano já teve a experiência de narrar jogos no streaming (campeonato paulista). Será possível assistir aos jogos apenas com cadastro, sem a necessidade de assinatura.

Por falar em streaming, a Globo abriu mão do direito de exclusividade nas transmissões via internet. Com isso, o streamer Casimiro Miguel, via sua produtora, a Live Mode, adquiriu o direito de narrar 22 partidas do torneio em seu canal na Twitch - incluindo a abertura, a final e todos os jogos da Seleção Brasileira. E na última quinta-feira, dia 17, a Fifa anunciou que irá transmitir os 64 jogos em sua plataforma de streaming Fifa+.

Para quem não conseguir acompanhar as partidas pelo televisor ou celular, algumas rádios também têm direitos de transmissão das partidas. São elas: Itatiaia (MG), Grupo Bandeirantes - Bandeirantes e Bandnews FM (SP), Transamérica (SP), Gaúcha (RS), Jovem Pan (SP), Energia 97 (SP) e Jornal (PE).

*Danilo Vicente é sócio-diretor da Loures Comunicação

Este é um conteúdo da Bússola, parceria entre a FSB Comunicação e a Exame. O texto não reflete necessariamente a opinião da Exame.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

VEJA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:EntretenimentoFutebolCopa do MundoDiversidade

Mais de Bússola

Como a inteligência artificial está transformando treinamentos corporativos

Varejista investe em formação dos colaboradores com plataforma de conteúdo diversificado

Setor de energia elétrica avança na redução de passivo histórico

Rede social ESG aposta no Rio Innovation Week para ampliar sua presença