Bússola

Um conteúdo Bússola

Oi intensifica agenda ESG

Entre os destaques da estratégia estão a destinação de mais de 40 vagas para profissionais mulheres na área de TI, recrutamento jovem e o investimento em segurança da informação

Oi divulgou as iniciativas no seu Relatório de Sustentabilidade (Oi | Marcos Pinto/Divulgação)

Oi divulgou as iniciativas no seu Relatório de Sustentabilidade (Oi | Marcos Pinto/Divulgação)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 17 de julho de 2023 às 14h20.

Última atualização em 18 de julho de 2023 às 13h59.

A Oi está investindo em intensificar suas iniciativas relacionadas à agenda ESG, buscando promover ações sustentáveis pautadas em boas práticas Ambientais, Sociais e de Governança. Neste mês de julho, a companhia divulga o Relatório de Sustentabilidade, apresentando todas as iniciativas implementadas no último ano. Uma novidade é que a Oi adotou novas metodologias de sustentabilidade empresarial, incluindo o questionário Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), a fim de criar uma mensuração transparente da reputação da empresa diante dos credores.

No âmbito social, o destaque foi o aumento significativo do número de mulheres no core business da empresa. Só no programa Oi Devs, realizado em parceria com a Escola de Programação Lets Code  – adquirida pela Ada Tech , por exemplo, a Oi destinou mais de 40 vagas externas e internas contribuindo para a transição de carreira dessas profissionais para a área de Tecnologia da Informação.

Oportunidade para jovens

Outras ações de impacto social estão sendo divulgadas pelo censo de Diversidade, Inclusão, Equidade e Pertencimento (DIEP). Entre elas, o recrutamento de novos profissionais da geração Z formados em escolas públicas do Rio de Janeiro e Pernambuco, atendidas pelo NAVE, programa de inovação, tecnologia e Inovação, do Oi Futuro; e o direcionamento de 50% das vagas para grupos minorizados socialmente.

Em 2022, a Escola Técnica Estadual Cícero Dias, um case do NAVE de Recife, foi reconhecida como a nona melhor escola pública estadual do país pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), demonstrando a eficiência do programa no cenário educacional do Estado. 

Governança

A Oi foi uma das companhias na liderança da 7 ª edição do projeto Quem Defende Seus Dados,  realizado pelo InternetLab em parceria com a Electronic Frontier Foundation (EFF), com o objetivo de avaliar as ações e políticas de privacidade e de proteção de dados de empresas provedoras de acesso à Internet.

A operadora recebeu pontuação máxima nos quesitos “Informações sobre a política de proteção de dados”, “Protocolos de entrega de dados para investigação”, “Defesa dos usuários no Judiciário” e “Postura público pró-privacidade”. Ainda em relação à Governança, boas práticas pautadas na garantia dos Direitos Humanos foram priorizadas durante revisão do Código de Ética e Conduta da Oi em seu novo Relatório de Sustentabilidade

Já entre as iniciativas divulgadas no quesito Ambiente, vale ressaltar a implementação de um  novo Sistema de Gestão Ambiental baseado nos requisitos da norma ISO 14.001, certificação reconhecida internacionalmente que estabelece diretrizes rígidas para a implementação, manutenção e melhoria contínua do desempenho ambiental em organizações. 

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Gás natural: segurança energética é vital para país em crescimento

Danilo Maeda: 100 motivos para a urgência da sustentabilidade

Unigel retoma produção de ureia automotiva em Camaçari

Acompanhe tudo sobre:Bússola ESGSustentabilidadeMulheresGeração ZEmpresas de internet

Mais de Bússola

Quais foram as cinco marcas mais comentadas no Rock in Rio 2024?

O marketing brasileiro não funciona por falta de investimento nas ferramentas certas

Como a paridade de gênero nas Olimpíadas e o sucesso das Paralimpíadas inspiram mudanças sociais

Healthtech brasileira mais que dobra faturamento e capta R$ 110 mi em Série B