Bússola

Número de casos de gripe tem aumento nas cinco regiões do Brasil em 2022

Vacinação este ano inclui proteção contra a Darwin de H3N2, prevalente no ano passado

Aumento de casos foi superior a 596% na região Sul (digitalvision/Getty Images)

Aumento de casos foi superior a 596% na região Sul (digitalvision/Getty Images)

B

Bússola

Publicado em 3 de julho de 2022 às 12h26.

No início de junho, o Ministério da Saúde decidiu ampliar a campanha de vacinação contra gripe até o dia 24 após a meta de vacinar 90% do grupo prioritário, composto por crianças entre seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores, não ter sido atingida, com a cobertura vacinal alcançando apenas 44%.

Segundo dados do Sivep-Gripe, quando comparados os casos de gripe notificados no Brasil no período de janeiro até a primeira semana de junho de 2022 com os casos notificados no mesmo período do ano passado (semanas epidemiológicas de 1 a 22 de cada ano), foi observado um aumento no número de casos de gripe nas cinco regiões do Brasil.

A região Sul foi a que apresentou o aumento mais significativo, de 596%. Fora 1455 casos este ano, contra 209 em 2021. O Centro-Oeste vem logo em seguida com 129% de crescimento no número de notificações. Em 2022, já são 770 casos registrados, enquanto no ano passado foram apenas 337. No Sudeste, o aumento foi de 51% com 2666 casos este ano e 1763 no período anterior. A região Norte apresentou um crescimento de 36%, com 186 casos em 2022 contra 137 em 2021. No Nordeste, houve 19% de aumento no número de notificações: foram 1622 de janeiro até o início de junho deste ano e 1358 no mesmo período do ano passado.

Veja também

Vacinação

Para evitar a contaminação, é fundamental tomar a vacina contra a gripe anualmente, uma vez que a vacina incluindo a cepa Darwin de H3N2, que foi a cepa que causou o surto entre novembro de 2021 e o início de 2022, só chegou ao Brasil a partir de março deste ano. A atualização das vacinas é feita anualmente conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).  

Os meios de comunicação também são importantes aliados no combate à desinformação em relação à vacinação contra a gripe. Dados de uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto QualiBest a pedido da Sanofi, que ouviu 847 pessoas das cinco regiões do Brasil entre os dias 15 e 25 de março deste ano, revelaram que 71% dos entrevistados passaram a ver mais notícias sobre a importância da vacinação contra a gripe. Além disso, 76% concordaram que as fake news podem impactar diretamente na decisão sobre vacinar as crianças contra a gripe e cerca de 83% são favoráveis à vacinação infantil contra a gripe se esta for recomendada por um médico.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:SaúdeMedicinaOMS (Organização Mundial da Saúde)SanofiVacinasGripes

Mais de Bússola

Como a inteligência artificial está transformando treinamentos corporativos

Varejista investe em formação dos colaboradores com plataforma de conteúdo diversificado

Setor de energia elétrica avança na redução de passivo histórico

Rede social ESG aposta no Rio Innovation Week para ampliar sua presença