Bússola

Um conteúdo Bússola

No one will be left behind

A partir de uma mesma frase usada por Xi Jinping e Paulo Guedes, analista político compara diferenças e semelhanças entre o líder chinês e o ministro da Economia brasileiro

Ministro da Economia, Paulo Guedes (Adriano Machado/Reuters)

Ministro da Economia, Paulo Guedes (Adriano Machado/Reuters)

Mariana Martucci

Mariana Martucci

Publicado em 26 de fevereiro de 2021 às 18h44.

Em 2017, episódio do documentário “China, time of Xi” mostrou o presidente chinês Xi Jinping discursando para seus conterrâneos e explicando sua política de assistência social, garantindo que partido e o governo estariam ao lado do povo, no país chamado comunista. “No one will be left behind”, verteu uma frase de Xi ao inglês a CGTN, veículo oficial.

Em 2020, o ministro da Economia Paulo Guedes cunhou a frase “Ninguém será deixado para trás” ao assegurar que o governo prestaria toda assistência social e econômica aos milhões de brasileiros afetados pela pandemia da Covid-19. Guedes é um liberal da escola de Chicago.

As frases são iguais em sentido, em línguas diferentes. Xi falou em mandarim, com legendas para o inglês pela emissora oficial. Guedes em português, mas a tradução para o inglês será a mesma. Homens diferentes, visões de mundo inconciliáveis, regimes políticos opostos, conceitos econômicos divergentes… será?

Guedes deixou Hayek por uns dias e abraçou a servidão humana do Estado para cuidar dos brasileiros. Abriu seus empoeirados livros de Lorde Keynes, em inglês, junto com os cofres públicos. O vertedouro de auxílio na emergência jogou o déficit pra sete vezes o previsto.

A grande diferença entre Xi e Paulo Guedes é que o primeiro está num país que anunciou esta semana que venceu a pobreza extrema. Já o Brasil ainda tem muita pobreza para vencer antes de sonhar com um anúncio destes.

*Analista político da FSB Comunicação

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedin  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

Acompanhe tudo sobre:ChinaPaulo GuedesXi Jinping

Mais de Bússola

Climatechs: o setor emergente que pode transformar a resposta do Brasil à crise climática

Brasil recebe congresso de educação ambiental para países falantes da língua portuguesa

Distribuição pode ser fator determinante no crescimento do mercado de seguros na América Latina

Com educação, agronegócio pode acelerar modernização causando impacto social positivo