Bússola

Um conteúdo Bússola

‘Natal Fabuloso’, da artista plástica Andréa Lins, revive a tradição através da arte contemporânea

Exposição acontece no Hotel Fairmont Rio até o dia 9 de janeiro

A artista, convidada pela curadora Christiane Laclau, traz a sua obra para o lobby do Fairmont Rio (Andréa Lins/Divulgação)

A artista, convidada pela curadora Christiane Laclau, traz a sua obra para o lobby do Fairmont Rio (Andréa Lins/Divulgação)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 18 de dezembro de 2023 às 13h00.

Quando os pontos turísticos ganham árvores, a cidade é enfeitada de luzes e o verde e o vermelho se espalham por toda parte, sabemos que o Natal se aproxima. No ‘Natal Fabuloso’, de Andréa Lins, a tradição é revirada pela arte contemporânea – e rupturas sempre renderam bons momentos na História da Arte. 

A artista, convidada pela curadora Christiane Laclau, traz a sua obra para o lobby do Fairmont Rio, até o dia 9 de janeiro, e realiza uma proposição incomum. O hotel, por sua vez, aposta em desafiar a decoração usual deste período do ano.

A exposição ‘Natal Fabuloso’, inclui 48 obras de colagem na técnica de ‘tela recortada colada em tela’ e outros três trabalhos com uma visão alternativa de celebração natalina e um olhar inovador para a figura da árvore de Natal. Nas pinturas de Andréa Lins, vemos a natureza em estado de sonho e movimento. As flores azuis parecem dançar e criam uma espécie de catálogo botânico particular, inventado. A cor azul – inexistente na natureza – surge em vários tons, justo em um tempo no qual o mundo pede paz, tranquilidade e serenidade.

 A artista costuma começar seu trabalho pelo desenho que, em seguida, é transposto para pintura em tela sobre tela. Agora, pela primeira vez, Andréa faz as flores azuis de seus quadros saltarem para uma nova existência, fora deles. Passando do bidimensional para o espaço, suas árvores natalinas, também azuis, além de romperem com o padrão de cores, hibridizam esta época do ano com outra, a do carnaval, um efeito produzido através da parceria da artista com aderecistas da Grande Rio, agrupamento da tradicional escola de samba.

Estamos diante de atos ousados, de risco e coragem. Não é comum que uma artista visual crie árvores de Natal. Igualmente inovador é o Fairmont Rio que, a partir de agora, convida seus hóspedes a diversificar e aumentar a qualidade de sua experiência carioca, por meio do diálogo que o hotel estabelece com uma curadora e artistas contemporâneos.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Bússola Cultural: semana destaca eventos gratuitos para cinéfilos 

Sabatinas: divórcio entre liturgia e política

Voluntariado Corporativo: startup prioriza ‘S’ de ESG, oferece mentorias e capacita novos líderes

Acompanhe tudo sobre:ArteExposições

Mais de Bússola

O marketing brasileiro não funciona por falta de investimento nas ferramentas certas

Como a paridade de gênero nas Olimpíadas e o sucesso das Paralimpíadas inspiram mudanças sociais

Healthtech brasileira mais que dobra faturamento e capta R$ 110 mi em Série B

Bússola & Cia: NewHack lança fundo de R$ 5 mi para startups