Bússola

Um conteúdo BÚSSOLA

Mercado de energia: novas regras e o impacto para consumidores e empresas

Webinar da Bússola na terça (11), ao meio dia, discute a necessária revisão das regras do setor diante das novas tecnologias e realidade pós-pandemia

Geração de energia: mercado será tema de webinar nesta terça (Bússola/Divulgação)

Geração de energia: mercado será tema de webinar nesta terça (Bússola/Divulgação)

Felipe Giacomelli

Felipe Giacomelli

Publicado em 10 de agosto de 2020 às 06h27.

Última atualização em 10 de agosto de 2020 às 14h23.

Depois de duas grandes reestruturações do mercado brasileiro de energia elétrica, em 1995 e 2004, o país vem discutindo ajustes para um novo marco regulatório. Desde a entrada em vigor do atual marco legal, o país cresceu, surgiram novas tecnologias para geração e consumo de energia e hábitos de consumo mudaram.

As transformações em curso demandam atualização das regras, eliminando medidas contraditórias entre si e incorporando a chegada de conceitos como o armazenamento de energia, os veículos elétricos, a digitalização das redes de distribuição e transmissão, a expansão da liberdade de escolha do fornecedor de energia e a necessidade de descarbonizar a matriz energética, entre outros aspectos.

O objetivo é alavancar investimentos na área, contemplar o crescimento das fontes renováveis e ao mesmo tempo aumentar a concorrência do setor, ampliando a comercialização em um mercado livre de energia, ao mesmo tempo que se garante a sustentabilidade financeira do segmento. Com a estagnação da economia, agravada pela pandemia, o setor elétrico ganhou mais tempo para debater seus problemas estruturais.

Webinar

Para discutir o tema e entender como o desenho regulatório atual gera distorções que impactam as empresas e a população em geral, a plataforma Bússola, uma parceria da revista Exame e do Grupo FSB, realiza nesta terça-feira, às 12h, um webinar para explicar como as novas regras podem beneficiar agentes do setor, empresas e consumidores finais, com a participação de Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e de Edson Silva, diretor-presidente da Energia Sustentável do Brasil – ESBR.

Inscreva-se aqui e participe do debate enviando suas perguntas.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaGeração de energia

Mais de Bússola

Como o varejo físico pode continuar sendo relevante na era digital?

A carreira corporativa e os quatro cavaleiros da falsa produtividade

Instituto investe R$ 3 milhões em 152 Organizações da Sociedade Civil em todo o Brasil