Bússola

Um conteúdo Bússola

Membros de comunidade indígena no CE são capacitados com mentoria profissional

Programa voltado à formação de jovens em situação de vulnerabilidade social em Caucaia (CE) reforça a importância da atuação proativa das empresas nas comunidades onde atuam

Alunos e mentores do programa “Mentoria Jovem Aeris 2024” (Aeris Energy/Divulgação)

Alunos e mentores do programa “Mentoria Jovem Aeris 2024” (Aeris Energy/Divulgação)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 13 de setembro de 2024 às 13h00.

Quando começou a formular sua agenda ESG, a fabricante de pás eólicas Aeris Energy decidiu começar por um ponto chave: as comunidades que vivem na área onde ela atua

Assim surgiu o programa “Mentoria Jovem Aeris”, que tem o objetivo de promover a inclusão social e profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade.

"Participar desse programa foi muito importante para minha carreira profissional. Sinto que agora tenho mais ferramentas e o conhecimento necessário para construir um futuro”, diz Amanda da Silva, de 24 anos.

A jovem é membro da comunidade indígena Tapebas, localizada no município de Caucaia (CE), na Região Metropolitana de Fortaleza. Ela se formou na quarta edição do programa, que acabou de ser concluída. 

O que programa oferece para as comunidades? 

O programa atende jovens entre 18 e 24 anos. Junto de outros sete colegas, Amanda teve a oportunidade de aprender cursos técnicos e de habilidades interpessoais, tais como:

  • O uso de aplicativos como Excel e Power BI
  • Gestão do tempo
  • Comunicação assertiva.

Desde sua criação, o programa já formou 33 jovens. Parte deles conseguiu começar a trajetória profissional na própria empresa.

“Eu ainda não sabia como dar os primeiros passos e qual profissão escolher. Pude desenvolver diversas habilidades técnicas, mas também pessoais, que me proporcionaram confiança e clareza para enxergar possibilidades e aproveitar oportunidades”, completa Amanda.

Colaboradores da Aeris se tornam mentores 

O programa de mentorias é realizado graças aos colaboradores voluntários. Com duração de cinco meses (maio a setembro) e dividido em cinco etapas, a edição deste ano contou com 12 profissionais da companhia atuando como mentores dos participantes.

“Esses jovens, que hoje estão preparados para ingressar no mercado de trabalho, são a prova de que o investimento social bem direcionado é capaz de abrir novas perspectivas, inspirar confiança e promover uma mudança real na vida das pessoas”, conclui Mara Fernandes, Coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Aeris Energy.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube 

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades 

 

Acompanhe tudo sobre:Carreira jovem

Mais de Bússola

Bússola & Cia: NewHack lança fundo de R$ 5 mi para startups 

Ele vai faturar R$ 30 mi antes dos 30 anos com empresa que facilita cidadania italiana

As visões norte-americana e europeia sobre o bloqueio do X no Brasil

O dinheiro está a favor do clima?