Bússola

Um conteúdo Bússola

Marcio de Freitas: Crise institucional é um retrocesso antidemocrático

O Brasil dos últimos tempos parece uma crise permanente, com raros momentos de exceção

Toda crise é contra o povo, e a democracia exige cuidados redobrados (iStock/Getty Images)

Toda crise é contra o povo, e a democracia exige cuidados redobrados (iStock/Getty Images)

B

Bússola

Publicado em 6 de agosto de 2021 às 18h56.

Por Márcio de Freitas*

Toda crise institucional é contra o povo, antidemocrática e prejudicial ao governo. E o governo, entenda-se, é a gestão delegada pelo povo para o bem comum. Aí incluem-se as pessoas momentaneamente ocupando o Executivo, Legislativo e Judiciário. Forma e conteúdo estão definidos na Constituição Federal, para maiores detalhes.

O Brasil dos últimos tempos parece uma crise permanente, com raros momentos de exceção. E falta-nos uma coisa básica comum em regimes democráticos plenos: diálogo franco, aberto e respeitoso.

Sem juízo de valor ou julgamentos, não existe ser humano. E todos são falíveis. A insegurança faz parte das nossas relações. É por isso que se estabelecem parâmetros como a lei e convenções sociais e políticas.

A história é repleta de exemplos de casos onde não respeitar esses parâmetros e convenções pode gerar danos irreversíveis. Geralmente, são conflitos surgidos de relações pessoais mal resolvidas por interesses opostos que se conflagram na arena pública. Podem ser antipatias e preconceitos individualizados.

Em última instância, as brigas podem ser de alguns poucos, mas o prejuízo certamente será coletivo. Distribuído igualmente por todos, muitos dos quais, e até mesmo a maioria, sem deter a menor ciência da origem, nem dos desdobramentos das brigas das altas esferas.

A democracia, por isso mesmo, exige cuidados redobrados. Mais ainda em tempos onde a instrumentalização das redes sociais ampliou a capacidade de aniquilar os parâmetros e convenções por absoluta ignorância da importância deles.

*Márcio de Freitas é analista político da FSB Comunicação

Este é um conteúdo da Bússola, parceria entre a FSB Comunicação e a Exame. O texto não reflete necessariamente a opinião da Exame.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedInTwitter | Facebook | Youtube

Veja também

Acompanhe tudo sobre:PolíticaDemocraciaBússola Poder

Mais de Bússola

Como a inteligência artificial está transformando treinamentos corporativos

Varejista investe em formação dos colaboradores com plataforma de conteúdo diversificado

Setor de energia elétrica avança na redução de passivo histórico

Rede social ESG aposta no Rio Innovation Week para ampliar sua presença