Bússola

Um conteúdo Bússola

Márcio de Freitas: As lições de Pirro para as eleições brasileiras

Vitória no 7 de setembro pode ser ruim para um governo que deveria criar um ambiente de estabilidade e tranquilidade para o desenvolvimento do país

 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

B

Bússola

Publicado em 27 de agosto de 2021 às 19h13.

Por Márcio de Freitas*

É uma frase muito citada, mas cujo sentido se perdeu dos tempos atuais: “Foi uma vitória de Pirro”. A explicação vem do fato ocorrido na Grécia antiga, quando Pirro, rei de Épiro, enfrentou as legiões romanas e as venceu. Mas a vitória lhe custou sérias baixas em suas forças e a perda dos principais comandantes. Ao ouvir a saudação de um soldado pela vitória, Pirro teria respondido: “Mais uma vitória como esta e estarei arruinado”.

A vitória no 7 de setembro pode ser ruim para um governo que deveria criar um ambiente de estabilidade e tranquilidade para o desenvolvimento do país com a retomada econômica. Todo investidor é avesso a riscos e instabilidade.

Riscos maiores e maior instabilidade é tudo que se produzirá com milhares nas ruas. Ninguém duvida do apoio ao governo Jair Bolsonaro, que mantém, mesmo após a crise sanitária e os efeitos na economia, aprovação de ótimo e bom de cerca de 25% da população.

Mesmo que esse apoio seja declinante, ainda é muita gente. E capaz de impulsionar uma candidatura ao segundo turno. Se é suficiente para vencer, é outra questão.

A radicalização beneficia quem deseja instabilizar quem exerce o poder. E salientar suas fragilidades. É curioso que essa seja a arma do governo para ameaçar a oposição, que só se mexe em reação – até o momento.

Bolsonaro ocupa o centro do palco, é o protagonista natural. Mas causa desgastes a seu próprio governo. Poderá vencer no dia 7, mas outras vitórias pelo mesmo caminho convulsionado podem sair caras ao seu projeto político futuro.

*Márcio de Freitas é analista político da FSB Comunicação

 

**Este é um conteúdo da Bússola, parceria entre a FSB Comunicação e a Exame. O texto não reflete necessariamente a opinião da Exame.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedInTwitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilJair BolsonaroEleições 2022Bússola Poder

Mais de Bússola

Como a inteligência artificial está transformando treinamentos corporativos

Varejista investe em formação dos colaboradores com plataforma de conteúdo diversificado

Setor de energia elétrica avança na redução de passivo histórico

Rede social ESG aposta no Rio Innovation Week para ampliar sua presença