Bússola

Um conteúdo Bússola

LIVE: O que as pesquisas dizem sobre o futuro a três meses das eleições

Webinar debateu os últimos números da corrida presidencial e a expectativa para o início do período de convenções no próximo dia 20

Corrida eleitoral aperta cada dia mais (SOPA Images/Andressa Anholete/Getty Images)

Corrida eleitoral aperta cada dia mais (SOPA Images/Andressa Anholete/Getty Images)

B

Bússola

Publicado em 7 de julho de 2022 às 20h23.

Por Bússola 

yt thumbnail

Julho marca uma nova fase da corrida eleitoral. No dia 20, tem início o período das convenções partidárias, quando as legendas oficializam os nomes que concorrerão em outubro e formalizam as coligações. O prazo para os partidos escolherem os candidatos vai até 5 de agosto. E a negociação de apoios e a costura de alianças nessa reta final devem movimentar as próximas semanas. 

Faltando três meses para as eleições, a corrida presidencial se mantém polarizada entre Lula e Bolsonaro. Segundo a última pesquisa BTG/FSB, o ex-presidente soma 43% das intenções de voto ante 33% do atual presidente na simulação de 1º turno. Todos os demais nomes têm juntos apenas 14% da preferência do eleitorado. 

Esses foram alguns dos temas discutidos em webinar promovido pela Bússola na última quarta-feira 12 que reuniu os analistas políticos da FSB Comunicação, Alon Feuerwerker e Márcio de Freitas, e o sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa e da FSB Inteligência, Marcelo Tokarski. A moderação foi feita por Rafael Lisbôa, diretor da Bússola. 

O encontro também falou sobre o impacto da economia no humor do eleitor, conforme os resultados do levantamento. Para aliviar os efeitos da crise econômica, o Senado acaba de aprovar Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece estado de emergência e autoriza a ampliação de benefícios sociais, como o aumento do valor do Auxílio Brasil e do Vale-Gás e a criação de um voucher para caminhoneiros e taxistas. O projeto, cujo impacto financeiro pode superar R$ 41 bilhões, ainda precisa ser votado na Câmara. 

Se o governo comemora a aprovação da PEC que turbina programas sociais a três meses do 1º turno, o Congresso não é só fonte de boas notícias para a campanha à reeleição do presidente Bolsonaro. Parlamentares da oposição protocolaram no Senado o pedido de criação da CPI do MEC, para investigar as denúncias de um gabinete paralelo montado por pastores no Ministério da Educação na gestão do ex-ministro Milton Ribeiro. A decisão final sobre a instalação da Comissão deve ser tomada nos próximos dias pelo senador Rodrigo Pacheco, presidente da Casa Legislativa. 

As convenções partidárias, os últimos números das pesquisas eleitorais, o peso da economia na disputa e o impacto das medidas em tramitação no Congresso. 

yt thumbnail

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube  

Veja também 

Bússola Poder: o voto de Serra contra a unanimidade 

A polarização e o estertor da Nova República 

Alon Feuerwerker: O dragão e a eleição 

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoLuiz Inácio Lula da SilvaEleiçõesCongressoJair Bolsonaro

Mais de Bússola

Como a inteligência artificial está transformando treinamentos corporativos

Varejista investe em formação dos colaboradores com plataforma de conteúdo diversificado

Setor de energia elétrica avança na redução de passivo histórico

Rede social ESG aposta no Rio Innovation Week para ampliar sua presença