Bússola

Um conteúdo Bússola

Joel Jota: Liderança não é um cargo

As pessoas querem alguém com resultados confiáveis que as inspire, ensine e direcione

Um bom líder forma um bom time (Caiaimage/Sam Edwards/Getty Images)

Um bom líder forma um bom time (Caiaimage/Sam Edwards/Getty Images)

Joel Jota
Joel Jota

Colunista Bússola

Publicado em 27 de julho de 2023 às 13h00.

Última atualização em 13 de outubro de 2023 às 20h32.

Quando falamos de liderança, é comum associá-la a cargos hierárquicos, deixando de lado o conceito real. No entanto, é importante lembrar que liderança não é um cargo, mas uma conquista. Quantas vezes já nos deparamos com pessoas em posições de liderança que não são líderes de fato? E ao mesmo tempo, existem pessoas que lideram, mas não ocupam cargos de liderança. 

De certa forma, todos nós lideramos, já que liderança é influência. Entretanto, essa influência pode ocorrer em diferentes escalas, variando de poucas pessoas até milhões delas. As pessoas buscam alguém que inspire, ensine e direcione. Mas que seja alguém em quem elas possam confiar. 

A confiança em líderes surge ao perceber que são honestos, coerentes e previsíveis. Ou seja, um líder precisa ser transparente em suas comunicações e ações, ter clareza dos seus valores e agir de acordo com eles em todas as situações.

O erro de muitos profissionais é buscarem ser amados ao invés de respeitados e o respeito vem por meio do conhecimento, comportamento e resultado.

Por isso, vá em busca de conhecimento, atualize suas técnicas e ponha em prática tudo aquilo que você aprende. Analise suas atitudes, suas ações e observe que tipo de exemplo você está sendo para as pessoas do seu convívio. Liderar é ser exemplo.

Listei alguns pontos que considero primordiais para todo líder:

  1. Seja apaixonado
    Demonstre paixão por tudo que faz, inclusive em sua busca por aprender como desenvolver a liderança. Seu desejo ficará claro para os funcionários e os inspirará a melhorar suas próprias habilidades.
  2. Defina objetivos concretos
    O resultado não será alcançado se você não traçar um caminho. Invista tempo esclarecendo seus objetivos e solidificando-os.
  3. Admita quando falhar
    Quando errar, admita abertamente e tome medidas para corrigi-lo. E o mais importante: aprenda com eles.
  4. Conheça a fundo todos os integrantes
    Aproveite o tempo para conhecer os pontos fortes e fracos de cada membro do seu time, conheça sua história, seus valores e sonhos. Essa é a melhor maneira de tirar o máximo deles.
  5. Seja um mentor para sua equipe
    Direcione, entenda, escute e seja exemplo. Um líder também é um grande mentor e o exemplo fala mais alto do que qualquer palavra que você disser para eles.
  6. Continue aprendendo
    Mantenha a mente afiada e as habilidades frescas. Prepare-se para novos desafios que podem surgir em seu caminho. Inclusive minha imersão Líder de Alta Performance é ideal para quem quer se aperfeiçoar e alavancar sua carreira.
  7. Capacite sua equipe
    Assim como você, sua equipe também precisa estar sempre atualizada. Cobre para que vão atrás de conhecimento, mas também invista neles.
  8. Pratique a escuta ativa
    É importante ouvir ativamente sua equipe. Permitir que eles expressem suas ideias, sugestões e preocupações, fará com que sua equipe se sinta valorizada e parte importante do processo de tomada de decisão.

Ser um bom líder envolve uma combinação de habilidades. Mas, lembre-se, você pode ser incrível no que faz para os outros, mas precisa ser ainda mais incrível no que faz para você. Então, comece pelo processo de autoliderança, tenha coragem. Ninguém segura uma pessoa segura.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

​​O alinhamento de equipe é a base para uma cultura empresarial forte e inspiradora

Alice Sosnowski: Como lidar com pensamentos indesejados?

10 coisas que todo líder deveria saber ao buscar por novas oportunidades

Acompanhe tudo sobre:LiderançaGestão de pessoasgestao-de-negocios

Mais de Bússola

Mercado gamer já vale R$ 1 trilhão e e-sports podem ser nova vitrine de marcas em 2025 

Gestão Sustentável: informação falsa gera prejuízo

5 passos para aplicar inteligência artificial no agronegócio

Bússola Cultural: curso gratuito de mangá ministrado pelo criador de ‘Irmão do Jorel’