Bússola

Um conteúdo Bússola

Incor lança app de treinamento com modelos 3D para cenário pós-covid

Utilizado com sucesso na capacitação on-line em UTIs de tratamento de covid-19, aplicativo criado pela MedRoom traz casos clínicos inéditos

Ferramenta conta com modelo completo do corpo humano em 3D (Incor/Reprodução)

Ferramenta conta com modelo completo do corpo humano em 3D (Incor/Reprodução)

B

Bússola

Publicado em 29 de junho de 2022 às 15h00.

Última atualização em 29 de junho de 2022 às 18h32.

Por Bússola

Usar modelagem 3D para estudo do corpo humano na medicina não é novidade. Mas uma parceria entre a healthtech MedRoom e o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) levou a tecnologia a um novo patamar.

"Não se tratava de criar apenas um aplicativo e conteúdo usando modelagem, pois essa tecnologia já está disponível há algum tempo. Mas a inovação que é relevante vem de agregarmos tecnologias existentes para desafios novos como foi a pandemia. Buscar um novo método de capacitação com simulação realística, educação de impacto e conteúdo especializado foi um grande desafio que nossas equipes do InovaInCor e da área pulmonar do InCor, bem como a equipe da MedRoom, aceitaram encarar", diz Guilherme Rabello, head de inovação do InovaInCor.

O aplicativo, que agora está disponível para profissionais da área e estudantes, foi implementada ao longo de 2020 como ferramenta de treinamento on-line do projeto TeleUTI InCor, que capacitou e assessorou profissionais de unidades de terapia intensiva de hospitais públicos paulistas, para tratamento de pacientes graves de covid-19, seguindo protocolos de atendimento validados pelas principais universidades do País (USP, Unicamp, Unesp e Unifesp) e pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

“A pandemia trouxe diversos desafios para a área de UTI, dentre eles, o de treinarmos rapidamente inúmeros profissionais no manejo de pacientes graves afetados pela covid-19. Desenvolver dentro do nosso projeto TeleUTI InCor um aplicativo de treinamento, simulação, educação e atualização das equipes multiprofissionais foi uma das premissas para trabalharmos com a MedRoom nesse projeto”, afirma Carlos Carvalho, diretor da UTI Respiratória do InCor.

A nova versão do aplicativo trará novidades como acesso mobile, conteúdos de introdução à anatomia e também três casos clínicos para treinamentos.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também Healthtech lança escalas de avaliação de segurança psicológica e burnout

Healthtech Supermed mira em tecnologia para se tornar líder no mercado

A visão de um médico sobre a vida e a morte em UTIs

Acompanhe tudo sobre:MedicinaPandemiaStartups

Mais de Bússola

Quais foram as cinco marcas mais comentadas no Rock in Rio 2024?

O marketing brasileiro não funciona por falta de investimento nas ferramentas certas

Como a paridade de gênero nas Olimpíadas e o sucesso das Paralimpíadas inspiram mudanças sociais

Healthtech brasileira mais que dobra faturamento e capta R$ 110 mi em Série B