(L’Oréal Luxo/Divulgação)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 6 de dezembro de 2024 às 13h00.
Última atualização em 6 de dezembro de 2024 às 15h08.
Olhares de canto, vigilância, desinteresse e falta de familiaridade com produtos para peles negras são evidências do racismo no atendimento do mercado de luxo. Apontadas pela pesquisa “Racismo no Varejo de Beleza de Luxo”, as micro agressões são parte de 21 dispositivos que agem para limitar a experiência e até impedir a presença negra nesses ambientes.
Realizado pela Estúdio Nina, empresa de pesquisa de mercado e consultoria especializada no público negro, o estudo entrevistou 350 consumidores de todo o Brasil e revelou que:
Utilizando a pesquisa como base – e a conclusão de que o atendimento é ponto focal – a L’Oréal Luxo, divisão de luxo do Grupo L’Oréal no Brasil, lançou o Afroluxo, programa de enfrentamento dividido em três pilares: transformar o negócio; empoderar o ecossistema; e impactar positivamente a sociedade.
A pesquisa do Estúdio Nina foi encomendada pela L’Oréal Luxo com o intuito de embasar o projeto, que é parte das iniciativas de impacto social na agenda ESG da companhia.
A iniciativa nasce a partir da aliança com parceiros estratégicos e especializados na causa racial. São eles:
Dentre as ações intencionais e inéditas para enfrentamento do racismo no mercado de luxo destacam-se:
O lançamento do Pacto Afroluxo de Enfrentamento ao Racismo nas Lojas de Beleza de Luxo, a primeira coalizão deste tipo no segmento que busca unir esforços entre o varejo e a indústria em prol do combate ao racismo.
“O programa surge com o objetivo de transformar o mercado de luxo, um mercado majoritariamente branco, onde o negro é raramente visto como consumidor target, embora seja. O Afroluxo nasce com a visão de que o futuro do luxo terá a cara do Brasil, um país majoritariamente negro”, conclui Bianca Ferreira, Head de Comunicação, Advocacy & Influência, Sustentabilidade, Diversidade & Inclusão e Eventos na L’Oréal Luxo.
iga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube