Bússola

Um conteúdo Bússola

Huawei sobre 5G: “Transparentes e abertos a qualquer auditoria do governo”

Marcelo Motta, diretor global de Cibersegurança da Huawei, falou ao Bússola Líderes sobre a tecnologia e garantiu que proteção de dados é prioridade

Bússola Líderes entrevista o diretor global de Cibersegurança da Huawei, Marcelo Motta (Hannibal Hanschke/Reuters)

Bússola Líderes entrevista o diretor global de Cibersegurança da Huawei, Marcelo Motta (Hannibal Hanschke/Reuters)

B

Bússola

Publicado em 27 de novembro de 2020 às 10h00.

Última atualização em 3 de novembro de 2022 às 19h40.

yt thumbnail

 

Segurança cibernética e proteção de dados são prioridades para a Huawei, segundo o diretor global de Cibersegurança da empresa, Marcelo Motta, em entrevista ao Bússola Líderes sobre tecnologia 5G. “Nós somos extremamente transparentes e estamos à disposição do governo para que possa fazer qualquer tipo de auditoria e checagem nas nossas soluções”, afirmou o executivo, lembrando que a companhia chinesa –  líder global em soluções de tecnologia da informação e comunicação -  apenas fornece os equipamentos para as operadoras de telecomunicações e não tem acesso a dados de usuários.

O leilão das frequências do sinal de 5G está previsto para meados de 2021. As operadoras participarão do leilão e vão escolher seus fornecedores de equipamentos e serviços para a nova tecnologia. Há 22 anos no Brasil, a Huawei lidera o mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio de parcerias com as principais operadoras de telecomunicações e participou do desenvolvimento das tecnologias 3G e 4G no país. Para Motta, a infraestrutura já existente da Huawei é uma vantagem para dar agilidade ao processo brasileiro de implantação do 5G. Ele destacou ainda a expertise internacional da multinacional, que vem desenvolvendo esse tipo de tecnologia desde 2009 e tornou-se uma das principais fornecedoras globais de 5G.

Ao canal de entrevistas em vídeo da Bússola, o executivo falou sobre os ganhos de conectividade que a quinta geração da internet móvel vai proporcionar, com velocidades de download muito mais rápidas, o desenvolvimento da internet das coisas e a evolução tecnológica fundamental para futuro dos diferentes setores da economia brasileira.

Como o presidente Jair Bolsonaro já disse que a tecnologia será lançada no Brasil com empresas que zelem pela segurança dos dados, Marcelo Motta fez questão de ressaltar o extremo rigor da Huawei com a privacidade dos usuários e a transparência das suas operações nos 170 países onde está presente.  “Nós somos a única empresa do segmento de telecom que abre o código-fonte para a inspeção, para auditoria de empresas e governos. Nós temos dois grandes centros globais - um na Bélgica e outro na China – que estão à disposição dos nossos clientes e dos diversos governos para que nossas soluções sejam checadas e analisadas de forma independente”, declarou.

Confira a entrevista completa de Marcelo Motta, da Huawei, a Rafael Lisbôa, diretor da Bússola, no Bússola Líderes – o novo canal de entrevistas em vídeo com as principais lideranças empresariais do país. O bate-papo é sempre publicado no YouTube da Bússola e no portal da Exame.

 

yt thumbnail

A Bússola é a nova plataforma de conteúdo estratégico sobre economia, negócios, política e sociedade. Uma parceria entre a Revista Exame e o Grupo FSB.

 Mais da Bússola:

Assine os Boletins da Bússola

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedin  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

Acompanhe tudo sobre:Huawei5Gseguranca-digital

Mais de Bússola

Brasileiros acima dos 60 anos são os que mais reciclam, aponta pesquisa

‘ECA Digital’ entrará em vigor em seis meses. Como as empresas podem se preparar?

Como empresas estão fortalecendo a luta contra o câncer de mama no Outubro Rosa

5 estratégias para o Dia das Crianças que vão além dos brinquedos