Bússola

Um conteúdo Bússola

Huawei, PTI e Coopavel criam maior projeto de inovação aberta para o agro

Parceria inclui instalação de antena 5G e pretende conectar o agronegócio brasileiro à nova tecnologia móvel, mais eficiente, veloz e segura

Tecnologia vai permitir monitorar plantações, comportamento e saúde de animais e funcionamento de máquinas. (Edwin Remsburg/Getty Images)

Tecnologia vai permitir monitorar plantações, comportamento e saúde de animais e funcionamento de máquinas. (Edwin Remsburg/Getty Images)

B

Bússola

Publicado em 2 de julho de 2021 às 21h29.

A Huawei Brasil, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-Brasil) e a Coopavel (Cooperativa Agroindustrial) assinaram na última quinta-feira, em Cascavel (PR), um protocolo de intenções para desenvolver uma importante parceria que vai conectar o agronegócio brasileiro à nova tecnologia móvel 5G, mais eficiente, veloz e segura na transmissão de dados. O objetivo é que seja o maior projeto de inovação aberta do Brasil no agronegócio.

Entre as ações previstas, será instalada uma antena de transmissão 5G na área do Show Rural Coopavel, que garantirá suporte tecnológico para testagem e validação de novos produtos e serviços por parte das empresas âncoras, startups e academia. A antena terá um raio de abrangência de até 5 quilômetros, o que ampliará a capacidade das experiências concretas de campo. Será montado também um espaço de coworking para facilitar o ambiente de trabalho das empresas e profissionais envolvidos.

Com a estrutura da rede 5G que será instalada, clientes e fornecedores da Coopavel, como também a indústria de equipamentos e de soluções para o agronegócio, terão a oportunidade de testar e validar diversas tecnologias disruptivas que serão permitidas com a conexão de internet de alta performance, tais como:

  1. a) o monitoramento e a transmissão em tempo real de imagens em alta definição sobre o solo e plantações para acompanhamento à distância e orientações técnicas;
  2. b) o funcionamento de máquinas e equipamentos, como tratores, colheitadeiras, plantadeiras, semeadoras e pulverizadores de forma mais autônoma e inteligente;
  3. c) informações precisas e detalhadas sobre a alimentação, o comportamento e a saúde dos animais, bem como sobre as condições climáticas.

Serão investidos aproximadamente R$ 6 milhões na fase inicial do projeto. A maior parte dos recursos virá da Huawei, líder mundial em tecnologia 5G, por meio da Lei da Informática, com aportes e execução do Parque Tecnológico Itaipu, responsável pela seleção e incubação das startups, e em ações para atender demandas concretas de inovação aberta da Coopavel e sua rede de cooperados em 21 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. As soluções inovadoras desenvolvidas serão apresentadas já na próxima edição do Show Rural Coopavel, no próximo ano.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedInTwitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:5GAgronegócioHuawei

Mais de Bússola

Mercado gamer já vale R$ 1 trilhão e e-sports podem ser nova vitrine de marcas em 2025 

Gestão Sustentável: informação falsa gera prejuízo

5 passos para aplicar inteligência artificial no agronegócio

Bússola Cultural: curso gratuito de mangá ministrado pelo criador de ‘Irmão do Jorel’