Bússola

Um conteúdo Bússola

Herança política

Analista comenta semelhanças e diferenças entre Covas, Boulos e seus padrinhos políticos

Covas e Boulos (Montagem/Exame)

Covas e Boulos (Montagem/Exame)

Mariana Martucci

Mariana Martucci

Publicado em 27 de novembro de 2020 às 20h13.

A disputa eleitoral na cidade de São Paulo expõe duas formas distintas de fazer campanha eleitoral e conquistar o voto do eleitor. O prefeito Bruno Covas (PSDB) se apresenta como um grande zelador, cujo cuidado com a gestão tem números, ações, dados de afogar algoritmo.

Covas cita tudo da administração como uma máquina, sem expressar emoção. É frio e metódico, como um bom burocrata que merece promoção. Foi eleito vice de João Doria na disputa anterior, e agora pede para ser o legítimo titular na urna, centrado em alianças de partidos que lhe deram maior tempo de TV no primeiro turno.

O desafiante Guilherme Boulos (PSol) é um Lula com diploma de faculdade. Tem a barba, é articulado e espirituoso, gera empatia e emoção. E traz ideias econômica novíssimas, importadas diretamente dos anos 1980. Fala coisas desconexas, mas encadeia tudo de uma forma sedutora, atrai os jovens e joga Among Us. Tem redes sociais muito mais ativas que o adversário.

Bruno Covas tem o nome tradicional e faz política como o avô Mário Covas na forma de usar os instrumentos de comunicação. Não demonstra o temperamento hereditário brigão, por vezes bonachão, do Covas que foi governador e não fugia de uma boa briga verbal.

Boulos busca ocupar no imaginário das esquerdas o espaço que pertenceu a Lula, que declarou apoio imediato a ele nem logo as urnas mostravam os resultados.

São Paulo é um caso de herança política. Um é genérico com diferenças, enquanto o outro quer entrar no testamento pela semelhança.

*Analista político da FSB Comunicação

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedin  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

Acompanhe tudo sobre:São Paulo capitalPrefeiturasPrefeitosGuilherme BoulosBruno CovasEleições 2020

Mais de Bússola

Como a inteligência artificial está transformando treinamentos corporativos

Varejista investe em formação dos colaboradores com plataforma de conteúdo diversificado

Setor de energia elétrica avança na redução de passivo histórico

Rede social ESG aposta no Rio Innovation Week para ampliar sua presença