A crescente importância de ESG na função do CFO demonstra o compromisso das empresas com um futuro mais sustentável e responsável (joel-t/Getty Images)
Head da Beon - Colunista Bússola
Publicado em 14 de agosto de 2024 às 10h00.
Um estudo recente da Accenture revelou que 90% dos CFOs consideram questões ESG como prioridade nos próximos cinco anos. A ênfase crescente em sustentabilidade corporativa é resultado da pressão de diversos stakeholders (investidores, bancos, membros do conselho, reguladores, clientes, funcionários e a própria sociedade) e de um processo de integração entre finanças e aspectos ambientais, sociais e de governança.
O movimento é acompanhado de avanços em regulamentações que dão protagonismo aos profissionais de finanças. Hoje, o desafio de integrar ESG nas decisões de negócios é também (e talvez principalmente) de CFOs. Apesar da responsabilidade adicional, o momento traz oportunidades e perspectivas de melhorias nos processos de gestão e reporte ESG. Tecnologias como inteligência artificial e análise de dados podem auxiliar na coleta, análise e integração de informações, permitindo uma tomada de decisões mais estratégica.
Além da preocupação com o tema, o estudo identificou nove capacidades essenciais para que as empresas desenvolvam fortes capacidades de medição e gestão ESG. São elas:
A crescente importância de ESG na função do CFO demonstra o compromisso das empresas com um futuro mais sustentável e responsável. Ao integrar ESG nas decisões de negócios, os CFOs podem contribuir para a criação de valor a longo prazo para suas empresas e para a sociedade como um todo.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades