Bússola

Um conteúdo Bússola

Foodtech coloca quase 6 milhões de refeições na mesa de brasileiros

Connecting Food pretende dobrar os números para 2023, trabalhando com gestão de doação de alimentos excedentes

Colheita urbana impulsionou avanço de 2022 (Connection Food/Divulgação)

Colheita urbana impulsionou avanço de 2022 (Connection Food/Divulgação)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 16 de maio de 2023 às 10h00.

A Connecting Food, foodtech brasileira de impacto social que trabalha com gestão inteligente de doação de alimentos excedentes, fechou 2022 com quase 3 mil toneladas de alimentos arrecadados. O montante garantiu o complemento de mais de 5,7 milhões de refeições na mesa de brasileiros.

Hoje mais de 400 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) recebem as doações. Mas Para este ano, a foodtech pretende dobrar esses números não só de instituições atendidas mas também de volume de alimentos redistribuídos nos próximos meses. Ao todo, a empresa já contribuiu para a doação de mais de 8 mil toneladas de alimentos para OSCs. E, ainda este ano, projeta aumentar seu portfólio de clientes, com um crescimento de faturamento de 50%.

A fundadora e CEO da Connecting Food, Alcione Pereira, afirma que uma das grandes conquistas de 2022 foi a primeira operação de colheita urbana e a consolidação do Movimento Todos à Mesa, em que a startup é cocriadora. “Em nossa primeira operação de colheita urbana, mapeamos os potenciais doadores de alimentos do território e conectamos com organizações sociais locais, além de direcionar a criação de uma política pública na cidade para garantia da perenidade desta iniciativa”, afirma.

Responsabilidade social através da doação 

A Connecting Food conta com clientes como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, Ifood, Proença,  Nestlé, Danone, M.Dias Branco, DPA, Bauducco, Lopes Supermercados, Carrefour e Camil. A foodtech pretende ampliar sua estratégia ESG (Environmental, social, and corporate governance, na sigla em inglês) para lidar com questões referentes à fome e redução do desperdício de alimentos.

A principal ferramenta para isso será o Movimento Todos à Mesa, uma coalizão de empresas e organizações brasileiras que nasceu em 2021 com o objetivo de reduzir os impactos da fome no Brasil durante a pandemia e mitigar o volume de alimentos desperdiçados. O projeto já doou mais de 6 mil toneladas de alimentos para ONGs em 19 Estados do Brasil, impactando mais de 1 milhão de pessoas. Além da distribuição de comida, o grupo discute e articula um ambiente regulatório favorável à doação de alimentos no país. A iniciativa também mobilizou outras empresas como Bauducco, Carrefour Brasil, Danone, Camil, DPA, MDias Branco, Nestlé Brasil e Lopes Supermercados.

Junto do Assaí Atacadista, a foodtech também desenvolve o programa Destino Certo, que separa frutas, verduras e legumes sem valor comercial, mas em perfeito estado para consumo, para enviá-los às organizações responsáveis pela distribuição em comunidades em situação de vulnerabilidade. Em 2022, o atacadista doou mais de 2,5 mil toneladas de alimentos, beneficiando cerca de 374 mil famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade por meio de 307 instituições sociais — que somaram doações diretas (realizadas pela empresa) e campanhas de arrecadação com clientes e parcerias.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Startup Mommy Tech ajuda mulheres no desafio de ser mãe e ter emprego

Funcional Health Tech anuncia compra da Pedbot, startup de chat commerce

Vult se torna referência para as mulheres periféricas

Acompanhe tudo sobre:AlimentosBebidasbebidas-alcoolicasVarejoFome

Mais de Bússola

7 em cada 10 brasileiros apostam na produção de biocombustível como motor de crescimento econômico

97% das empresas com receita de US$ 1 bi já sofreram violação por IA generativa, aponta instituto

Luiz Garcia: como a construção civil pode superar os desafios provocados pelo aumento do INCC

Bússola Cultural: moda periférica com Karol Conká e Tasha&Tracie