Creator Economy deve crescer globalmente nos próximos anos (demaerre/Getty Images)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 23 de setembro de 2024 às 07h00.
Atendendo a marcas de criadores de conteúdo famosos como Kondzilla, PineappleStorm e BR Media Group, a fintech Noodle tem uma missão: fomentar o crescimento da creator economy no Brasil.
Este mercado emergente está previsto para dobrar de tamanho até 2027, movimentando US$ 480 bilhões mundialmente, segundo pesquisa da Hotmart.
Entendendo o potencial deste cenário, o QED Investors acaba de conceder aporte seed de R$ 5 milhões para a Noodle, que irá utilizar o recurso para perpetuar o desenvolvimento dos seus produtos – que incluem crédito facilitado para criadores como carro-chefe.
“Vamos fortalecer nossa presença no mercado com uma estratégia robusta de marketing, ao mesmo tempo que expandimos nossa equipe para acelerar a inovação e o suporte aos clientes”, diz Igor Bonatto, CEO e Cofundador da Noodle.
A Noodle surgiu das dificuldades encontradas por Igor na carreira como criador de conteúdo. Segundo o CEO, que é cineasta de formação, os creators têm perfil profissional voltado para a criação e pouco conhecimento de finanças.
A missão da fintech é oferecer soluções que permitam a esses criadores crescimento orgânico e seguro.
“Para suprir essa lacuna, desenvolvemos um score de crédito proprietário, pois as alternativas tradicionais são incompatíveis com a realidade desses profissionais”, detalha Igor.
A fintech se estruturou como um hub de soluções financeiras para a economia criativa – englobando criadores digitais, artistas, gravadoras, influenciadores, produtoras, eventos, entre outros.
Dentre as inovações da Noodle, destaca-se o uso de inteligência artificial baseada em métricas sociais, como seguidores, engajamento, plays e conteúdo, e financeiras para definir um limite de crédito para criadores de conteúdo.
A plataforma também permite que os usuários sejam pagos em horas por “publis” e campanhas que, muitas vezes, levam meses para serem pagas, além da possibilidade de antecipar até 1 ano de receita de plataformas como YouTube, TikTok e Twitch.
Com o novo investimento da QED Investors – fundo norte-americano que já investiu em unicórnios como Nubank, Loft, Quinto Andar e Creditas – a fintech pretende potencializar a economia criativa brasileira, mantendo parâmetros de desenvolvimento internacionais.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades