Fernanda Lima, apresentadora e nova embaixadora da MSD (MSD/Divulgação)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 12 de fevereiro de 2025 às 07h00.
Fernanda Lima é a nova embaixadora da MSD para campanha de conscientização sobre o câncer de colo de útero. Começando este mês e se estendendo ao longo de 2025, a parceria com a apresentadora contará com mídias digitais (como Meta, YouTube e Google), mídias out of home (OOH), televisão, cinemas, salões de beleza, conteúdo em redes sociais e participação em eventos.
A empresa do setor de saúde visa a continuidade de iniciativas ligadas ao câncer de colo do útero, que é responsável pela morte diária de aproximadamente 19 mulheres brasileiras, segundo o INCA. A escolha de Fernanda Lima se deu pela sua habilidade de comunicar de forma acessível a mensagem de que a doença pode ser facilmente evitada com a prevenção do HPV, vírus responsável por 99% dos casos.
“Eu acredito muito no poder da comunicação verdadeira. É uma coisa minha mesmo. Acredito que, quando a gente fala de coração, com empatia, as pessoas escutam. E essa, é uma causa urgente. Então aqui, eu estou enxergando a minha missão quase como uma conversa de amiga, sabe? Como se eu fosse conversar com alguém da família, aconselhar uma irmã”, diz Fernanda.
O objetivo desta campanha é aumentar a conscientização sobre os cânceres relacionados ao HPV, com foco em mulheres, quebrando tabus e chamando-as à ação. Fernanda será a porta-voz dessa importante causa, alinhada à estratégia da OMS de erradicar o câncer de colo do útero no mundo até 2030, com a vacinação como cuidado primário, aliada a exames de rotina e tratamento de lesões pré-cancerígenas.
“Hoje no Brasil, o câncer de colo do útero é a principal causa de morte entre mulheres até 36 anos e a segunda entre aquelas até 60 anos. Essas informações são tristes e alarmantes, considerando que o câncer de colo do útero é uma doença que pode ser prevenida. Frequentemente, nos perguntamos quando haverá vacina que previna o câncer, mas a verdade é que ela já existe. Por isso, estamos comprometidos em contribuir para um futuro em que o câncer de colo do útero não seja mais uma realidade para as mulheres, enfatizando que a prevenção é essencial”, explica Fernando Cerino, diretor de vacinas privadas da MSD Brasil.
Durante o ano, Fernanda contribuirá com o reforço das mensagens de prevenção à doença, que se dá por meio da vacinação, exames de rotina e tratamento adequado de lesões pré-cancerígenas.
“Eu realmente acredito que a prevenção não deve ser adiada, muito menos ser um tabu para evitar ser falado. Se eu conseguir despertar essa reflexão em pelo menos uma mulher, de que prevenir é um ato de amor-próprio, uma proteção na história de vida dela, eu me sentirei realizada. A informação, mesmo sensível, tem que ser acessível, leve, mantendo o impacto. E é assim que eu quero me conectar com o público por meio dessa campanha”, conclui a apresentadora.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube