Bússola

Um conteúdo Bússola

Estão abertas as inscrições para o Congresso de Jornalismo de Educação

Educação e desigualdades na pandemia são tema do evento gratuito realizado pela Jeduca, entre os dias 27 de setembro a 01 de outubro

Além de mesas, o evento contará com quatro mini-cursos, ministrados por especialistas (JEDUCA/Divulgação)

Além de mesas, o evento contará com quatro mini-cursos, ministrados por especialistas (JEDUCA/Divulgação)

B

Bússola

Publicado em 18 de setembro de 2021 às 13h00.

Estão abertas as inscrições para o 5º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, promovido pela Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação). Neste ano, o tema é “A educação e as desigualdades na pandemia”. O evento é gratuito e acontece entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro e, pela segunda vez, em formato online por causa da epidemia de covid-19.

As inscrições são gratuitas, com possibilidade de pagamento voluntário, e podem ser feitas no site. Todas as sessões serão ao vivo, transmitidas no mesmo site de inscrição e com tradução em Libras.

Entre os participantes confirmados, estão Jurema Werneck, Suelaine Carneiro, Arminio Fraga, Hélio de La Peña, Miriam Leitão, Jairo Marques e Adriana Carranca. Também vão compor os debates os professores Abdeljalil Akkari, da Universidade de Genebra (Suíça) e Douglas Ready, da Universidade de Columbia (EUA).

A programação do Jeduca 2021 se estenderá por cinco dias, distribuída em 11 mesas de debate e 4 mini-cursos, que aprofundam as causas e efeitos das desigualdades educacionais, intensificadas por causa da pandemia, numa diversidade de perspectivas e enfoques: socioeconômico, étnico, raça, de gênero e da deficiência.

A abertura do congresso será na segunda-feira, 27, às 10h, com o encontro entre o redator de humor Hélio La Peña (que foi criador da TV Pirata e integrou o grupo Casseta & Planeta) e as Pretinhas Leitoras, iniciativa criada pelas irmãs Eduarda Ferreira, Helena Ferreira e Elisa Ferreira, que promove a discussão antirracista a partir do protagonismo negro, feminino e infantil. A mediação será da jornalista Tatiana Vasconcellos, da rádio CBN.

Como ocorreu em todas as edições do congresso da Jeduca, a programação contempla tanto mesas sobre questões da área da educação ou que impactam nela, quanto sessões sobre o fazer jornalístico.

No primeiro dia do congresso, a jornalista e vice-presidente da Jeduca, Renata Cafardo, vai mediar a mesa “Desigualdades educacionais, covid-19 e pós-pandemia”, que enfoca a evasão de estudantes pobres e negro, com participação de Julia Ribeiro (Unicef), Suelaine Carneiro (Geledés Instituto da Mulher Negra), Lília Melo (professora da rede estadual do Pará) e Vitor Zanelatto (estudante de Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina).

No mesmo dia, o advogado Irapuã Santana e o jornalista Jairo Marques participam do debate “O jornalismo está atento às desigualdades?”, com mediação da jornalista Yasmin Santos.

O olhar sobre o jornalismo de educação também está presente nas mesas “Como tornar mais atrativa a cobertura jornalística sobre desigualdade”, na quarta-feira, 29, nas sessões “Grandes reportagens” e “A cobertura de educação no governo Bolsonaro” — estas duas na quinta, 30, — e no debate “Professores e a imprensa”, na sexta, 1°.

No campo da educação, estão programadas mesas sobre o presente e o futuro das avaliações, educação indígena e um debate sobre as desigualdades educacionais a partir da perspectiva da economia e dos direitos humanos.

Outro destaque é a mesa internacional sobre “Ciência e desigualdade”, com participação de Abdeljalil Akkari (Universidade de Genebra - Suíça), Douglas Ready (Universidade de Columbia – Estados Unidos), Flavio Comim (Universitat Ramon Llull - Barcelona e  Universidade de Cambridge). A mediação será de Mariana Tokarnia, jornalista da EBC e diretora da Jeduca.

Os mini-cursos serão: “Pandemia na educação: hoje e amanhã”, com Ernesto Martins Faria (Iede), “Entendendo os números: transformações sociodemográficas no Brasil”, com José Eustáquio Diniz Gomes (pesquisador independente), “Como evitar e recorrer de negativas da LAI”, com Maria Vitória Ramos (Fiquem Sabendo) e “Educação inclusiva: avanços e desafios”, com Rodrigo Hübner Mendes (Instituto Rodrigo Mendes) e mediação de Raphael Preto Pereira.

O 5º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação conta com o patrocínio de Fundação Lemann, Fundação Telefonica Vivo, Instituto Unibanco, Itaú Social, Itaú Educação e Trabalho, e apoio do Colégio Rio Branco e Loures Consultoria.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedinTwitter | Facebook | Youtube

Veja também

 

Acompanhe tudo sobre:ItaúEducaçãoComunicaçãoJornalistas

Mais de Bússola

Opinião: estamos chegando no limite do desenvolvimento das tecnologias digitais

Brasileiros acima dos 60 anos são os que mais reciclam, aponta pesquisa

‘ECA Digital’ entrará em vigor em seis meses. Como as empresas podem se preparar?

Como empresas estão fortalecendo a luta contra o câncer de mama no Outubro Rosa