Bússola

Um conteúdo Bússola

Empresa brasileira cria aplicativo que digitaliza anotações à mão e usa IA para organizar os estudos

JandaIA utiliza câmera do celular para escanear e converter estudos. A IA do app prepara conteúdos e roteiros para reforçar aprendizado

 (Jandaia/Divulgação)

(Jandaia/Divulgação)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 11 de fevereiro de 2025 às 13h00.

Com 68 anos, a Jandaia é uma das empresas brasileiras mais tradicionais no segmento de material escolar. Com o objetivo de otimizar a vida escolar, a fabricante de cadernos do Grupo Bignardi acaba de dar passos no universo da inteligência artificial

O aplicativo criado foi batizado de “JandaIA”, e é capaz de transcrever anotações a punho para o formato digital. A partir do texto, a IA do app formula um plano para auxílio dos estudos. 

Como o app funciona?

O JandaIA usa a câmera do celular para escanear as anotações feitas nos cadernos JandaIA (com pauta inteligente), transformando-as automaticamente em texto digital. 

A partir disso, ele organiza as informações, permite buscas por palavras-chave, gera resumos, sugere conteúdos complementares e cria roteiros de estudo personalizados. 

O aplicativo conta com um tutor virtual que aprende com os hábitos do usuário e oferece suporte para revisões, exercícios e feedbacks instantâneos. A meta da Jandaia é unir os benefícios da escrita à mão, fortemente frisados pela companhia, à praticidade do digital.

O objetivo é oferecer uma ferramenta de IA que ajuda estudantes, professores e profissionais a maximizar seu desempenho, reduzindo distrações e tornando a aprendizagem mais dinâmica e eficaz.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube 

 

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificial

Mais de Bússola

Como essa startup de contabilidade online chegou aos 12 anos e conquistou aporte de R$ 60 mi

Dia da Internet Segura: profissionais listam 8 dicas para proteger dados pessoais

Viagens corporativas: como reduzir custos e aumentar a eficiência

Agentes de IA e WhatsApp: como a combinação está sendo testada no atendimento ao cliente