Bússola

Um conteúdo Bússola

Dono da bondade e da maldade

Coluna diária de Alon Feuerwerker lembra que a população costuma creditar ao governo as medidas, populares ou amargas, que afetam a sua vida

Palácio do Planalto: "Quem vem faturando politicamente é o governo, mais precisamente o presidente da República" (Paulo Whitaker/Reuters)

Palácio do Planalto: "Quem vem faturando politicamente é o governo, mais precisamente o presidente da República" (Paulo Whitaker/Reuters)

Mariana Martucci

Mariana Martucci

Publicado em 29 de setembro de 2020 às 21h28.

Os meios de comunicação explicaram ad nauseam que o governo queria um auxílio emergencial de 200 reais e quem forçou o aumento para 600 foi o Congresso. Resultado? Quem vem faturando politicamente é o governo, mais precisamente o presidente da República. E não os deputados e senadores.

O povo é sabido. Sabe que quando o governo não quer soltar um dinheiro ele, governo, luta até o último homem para segurar a coisa na boca do caixa. Ou seja, se pagaram os 600 por mês foi porque o governo concordou. Então parabéns ao governo.

Pela mesma lógica, é ilusão imaginar o povão caindo na conversa de que eventuais "medidas amargas" (leia) serão culpa do Legislativo. O Palácio do Planalto pode correr mas não conseguirá fugir. Os efeitos de aumento de impostos e corte de benefícios no humor coletivo vão em algum grau bater na porta dele.

E deixar para depois da eleição é brincar com fogo. Estelionatos eleitorais têm custo. Se for para fazer, é melhor assumir, explicar e preparar-se para o impacto. Ou alguém acha que os candidatos e militantes da oposição não vão desde já bater na tecla de que o eleitor está mais uma vez a caminho de ser enganado?

*Analista político da FSB Comunicação

Siga a Bússola nas redes sociais Twitter  |    Facebook    |    Youtube

Acompanhe tudo sobre:CongressoGoverno BolsonaroAuxílio emergencial

Mais de Bússola

Como a inteligência artificial está transformando treinamentos corporativos

Varejista investe em formação dos colaboradores com plataforma de conteúdo diversificado

Setor de energia elétrica avança na redução de passivo histórico

Rede social ESG aposta no Rio Innovation Week para ampliar sua presença