Apenas 20% dos cargos em tecnologia são ocupados por mulheres (kupicoo/Getty Images)
Gabriel Aguiar
Publicado em 12 de junho de 2021 às 14h48.
Última atualização em 14 de junho de 2021 às 18h48.
Difícil escrever todas as semanas sem cair no mesmo tema: pandemia, mortes, negacionismo. Mas tem horas que a gente precisa acreditar. Quatro cientistas brasileiras – mulheres – desenvolveram um dispositivo que detecta a covid-19 em segundos e dá o resultado pelo celular com 83% de eficiência. A tecnologia está em fase final de testes.
Se houver investimento, seria um enorme avanço para a detecção precoce da doença. E quem sabe podemos frear o caos, com UTIs lotadas e jovens em risco (sempre acaba nisso).
O mundo segue mudando. Siga em evolução com a EXAME Academy.
Mas precisamos apoiar não só as mulheres cientistas. A colunista Ana Fontes nos lembra que a pandemia agravou o cenário de agressão contra mulheres. Tânia Cosentino, CEO da IBM, entrevistada desta semana na Bússola Líderes, diz que a mulher ocupa só 20% das vagas em tecnologia. E pior, que a mulher branca ganha 20% menos, e a mulher negra 40% menos. Não estou tratando de sororidade, mas de cidadania.
Vão ser precisos muitos pequenos passos para mudar o mundo e deixar um planeta e uma sociedade mais saudáveis para nossos filhos e netos. Esta semana, Renato Krausz, da coluna Bússola ESG, apresentou uma iniciativa da Corona para zerar o consumo de plástico. E o Facebook resolveu endurecer o tratamento aos políticos.
Talvez as mudanças ainda sejam poucas e levem tempo. E sobre o tempo, a Bússola publica texto de Jaderson Alencar mostrando como nossa ansiedade de usar melhor esse bem tão escasso está destruindo nossas relações humanas, em alguns simples atos, como acelerar o áudio do WhatsApp.
Leia também texto de Danilo Vicente sobre o dilema da tenista Naomi Osaka. Confira 10 passos para melhorar a gestão de riscos em sua empresa e 13 dicas para economizar na conta de luz.
Aproveite o fim de semana e o Dia dos Namorados para desacelerar e curtir quem você mais ama (mesmo que seja você mesmo)!
Ana
*Ana Busch é jornalista e diretora de Redação da Bússola
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Esteja sempre informado sobre as notícias que movem o mercado. Assine a EXAME.