Plataforma de conteúdo
Publicado em 25 de julho de 2024 às 15h03.
Última atualização em 25 de julho de 2024 às 15h19.
Sabe aquela sensação de “água na boca”? Essa é a principal característica do quinto gosto do paladar! Ao lado dos tradicionais doce, salgado, azedo e amargo, o umami é reconhecido por prolongar a sensação do gosto na língua e aumentar a salivação.
Hoje comemoramos o Dia do Umami, e nada mais adequado do que essa data para explicar o que é esse gosto que só foi nomeado e identificado há pouco tempo.
O umami pode ser percebido principalmente através do glutamato, um aminoácido. Separamos seis exemplos de onde ele pode ser sentido:
Curiosamente, o primeiro contato com o umami ocorre já na amamentação, pois o leite materno é naturalmente rico em glutamato.
Sua versão industrializada, o glutamato monossódico (MSG), patenteado pelo Grupo Ajinomoto, é utilizado como realçador de sabor em diversas preparações, produtos e refeições.
Para entender melhor o conceito de gosto, é necessário distingui-lo de sabor. Embora sejam complementares, são diferentes.
Se taparmos o nariz e colocarmos uma bala na boca, saberemos identificar que o gosto é doce. Mas, ao abrir as narinas podemos perceber o sabor da mesma, por exemplo, como o de morango, limão ou qualquer outro.
Para entender como encontrar esse misterioso gosto “novo”, pedimos a ajuda dos especialistas do Grupo Ajinomoto.
A empresa faz um trabalho de divulgação e educação sobre o umami. Grande parte dos projetos têm relação direta com os ODS da ONU e contribui diretamente para alcançar um mundo mais igualitário e sustentável até 2030.
Para sentir o gosto umami, basta seguir alguns passos simples: beba um copo de água, depois deguste lentamente um pedaço de queijo parmesão ou um tomate maduro. Você notará um aumento da salivação e um gosto prolongado na boca após engolir o alimento. Este é o umami!
Para mais informações sobre o umami, visite www.portalumami.com.br
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube