Bússola

Um conteúdo Bússola

Da Rocinha para os Estados Unidos: como o basquete transformou a vida da menina da favela

Layana de Souza cresceu graças ao esporte e, para mudar outras vidas por meio dele, criou o projeto social “Mudando o Placar”, selecionado por programa do COI

Layana de Souza, criadora do projeto social "Mudando o Placar" (Fundação Estudar/Divulgação)

Layana de Souza, criadora do projeto social "Mudando o Placar" (Fundação Estudar/Divulgação)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 3 de abril de 2024 às 10h00.

Layana de Souza nasceu e cresceu na Rocinha, uma das maiores comunidades do Brasil. Como muitos jovens da sua quebrada, as oportunidades eram bem limitadas. Mesmo assim, conseguiu crescer e fazer bacharelado e mestrado nos Estados Unidos

O que deu energia e motivação para ela? O esporte. Layana começou no basquete aos 12 anos, em um projeto social. Incentivada e inspirada pelo seu técnico, ela iniciou sua jornada acadêmica em Northwest College, no estado do Wyoming, onde obteve um associate degree em 2012.

Hoje ela comanda o “Mudando o Placar”, um projeto social selecionado pelo programa IOC Young Leaders 2021-2024, do Comitê Olímpico Internacional (COI), juntamente com 24 outras iniciativas ao redor do mundo que promovem mudanças positivas em suas comunidades. 

Eu não fiquei rica com o basquete, mas receber oportunidades internacionais de estudo por meio do esporte foi o que me deu bagagem profissional e ampliou meus horizontes para que encontrasse meios de realizar esse sonho que é o Mudando o Placar”, conta Layana.

Transformando vidas e mudando o placar

Desde 2021, a principal marca do projeto é apresentar o basquete não apenas como desporto, mas também como uma oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para a vida, como liderança, trabalho em equipe e comunicação. 

  • Atualmente mais de 100 crianças e adolescentes, entre os 6 aos 17 anos, são atendidos pelo projeto, sendo 85% deles estudantes de escolas públicas.

O 'Mudando o Placar' é minha forma de devolver e multiplicar essa chance, oferecendo às crianças e adolescentes da Rocinha as mesmas oportunidades que tive", conta a atleta.

Treino de basquete do projeto “Mudando o Placar” (Fundação Estudar/Divulgação)

Garantindo uma trajetória de sucesso 

Após concluir a formação no Northwest College, Layane foi fazer o bacharelado em administração esportiva no Lees-McRae College, na Carolina do Norte. 

Determinada a aprimorar ainda mais seus conhecimentos, ela concluiu, em 2019, o mestrado em Gestão de Indústrias Esportivas na renomada Universidade de Georgetown, em Washington, desta vez bolsa do programa Líderes Estudar, da Fundação Estudar.

O objetivo da atleta é garantir que mais moradores da Rocinha tenham oportunidades como as dela.

Equipe de basquete do projeto (Fundação Estudar/Divulgação)

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

 

Acompanhe tudo sobre:BasqueteEsportesRocinha

Mais de Bússola

Mercado gamer já vale R$ 1 trilhão e e-sports podem ser nova vitrine de marcas em 2025 

Gestão Sustentável: informação falsa gera prejuízo

5 passos para aplicar inteligência artificial no agronegócio

Bússola Cultural: curso gratuito de mangá ministrado pelo criador de ‘Irmão do Jorel’