Bússola

Um conteúdo Bússola

Cosan fomenta a liderança feminina e ganha certificado da Women on Board

A gestora de portfólio foi reconhecida com o selo criado com apoio da ONU Mulheres pela presença feminina em seu conselho de administração

A Cosan é uma dos maiores grupos empresariais do Brasil (monkeybusinessimages/Getty Images)

A Cosan é uma dos maiores grupos empresariais do Brasil (monkeybusinessimages/Getty Images)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 27 de julho de 2023 às 17h00.

Última atualização em 27 de julho de 2023 às 18h03.

A Cosan, gestora de portfólio e um dos maiores grupos empresariais do país, recebeu um importante certificado, o selo Women on Board (WOB), iniciativa independente criada com o apoio da ONU Mulheres que visa reconhecer, valorizar e divulgar ambientes corporativos com a presença de pelo menos duas mulheres em conselhos de administração ou conselhos consultivos. O selo vai ao encontro da estratégia de investimentos do Grupo em práticas alinhadas à ESG e que visam avanços em políticas de diversidade, equidade e inclusão.

Movimentações recentes

Em abril deste ano foram eleitas para integrar o Conselho de Administração da Cosan: Ana Paula Pessoa, economista com 35 anos de experiência e Membro independente do Conselho de Administração da Cosan S.A. desde 20 21, e que, este ano, foi reeleita para ocupar o cargo por mais dois anos. Além disso, Ana Paula também é Membro do Conselho de Administração da News Corporation, Credit Suisse e Suzano (Membro do Conselho e Coordenadora do Comitê de Auditoria); e Sylvia Brasil Coutinho, Engenheira Agrônoma com 45 anos de experiência profissional, e Membro do Conselho de Administração da Edenred e Head de Wealth Management na América Latina no Banco UBS. Sylvia tomou posse em 1º de julho de 2023. 

Missão e valores reafirmados

Esta certificação consolida o compromisso da Cosan em aumentar a diversidade no quadro de colaboradores e lideranças. Em 2021, a companhia divulgou o compromisso público de ter e manter no mínimo 30% de mulheres ocupando cargos de liderança, até 2025. “Atuamos incansavelmente para atingir e aumentar esse percentual, abrindo mais espaço para a participação feminina”, explica Maria Rita de Carvalho Drummond, vice-presidente Jurídica da Cosan.

Raízen e Rumo, empresas que fazem parte do portfólio da Cosan, também são certificadas pela WOB. “Como empresa e sociedade, temos muito a ganhar. Já é comprovado que a presença de mulheres nos cargos de liderança, principalmente em Conselhos de Administração, por exemplo, abre mais espaço para que outras mulheres ocupem posições de gestão. E isso contribui diretamente para aumentar os resultados de negócios, incluindo produtividade, inovação, lucratividade e reputação da empresa. Essa tem sido a realidade da Cosan”, afirma Maria Rita.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

​​O alinhamento de equipe é a base para uma cultura empresarial forte e inspiradora

Alice Sosnowski: Como lidar com pensamentos indesejados?

10 coisas que todo líder deveria saber ao buscar por novas oportunidades

Acompanhe tudo sobre:Mulheresgestao-de-negociosBússola ESGDiversidade

Mais de Bússola

O marketing brasileiro não funciona por falta de investimento nas ferramentas certas

Como a paridade de gênero nas Olimpíadas e o sucesso das Paralimpíadas inspiram mudanças sociais

Healthtech brasileira mais que dobra faturamento e capta R$ 110 mi em Série B

Bússola & Cia: NewHack lança fundo de R$ 5 mi para startups