Bússola

Um conteúdo Bússola

Copa do Mundo Feminina: a evolução do patrocínio e visibilidade

A ponto de se tornar recordista de audiência da modalidade, a competição tem proporcionado mudanças significativas na comunicação audiovisual do mercado

Com o aumento da visibilidade, empresas investem em propaganda na Copa do Mundo Feminina (Pixabay/Reprodução)

Com o aumento da visibilidade, empresas investem em propaganda na Copa do Mundo Feminina (Pixabay/Reprodução)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 27 de julho de 2023 às 14h00.

Última atualização em 27 de julho de 2023 às 14h16.

Por Matheus Lins*

De 2019 para cá, a Copa do Mundo Feminina de Futebol tem experimentado uma notável evolução no que diz respeito à visibilidade e à audiência. À medida que a popularidade do esporte cresce em todo o mundo, as marcas e empresas estão, de fato, percebendo o potencial de mercado oferecido em ambos os gêneros.

Como não lembrar da campanha da Avon, Veio Pra Ficar, do batom Power Stay, em parceria com a jogadora Marta. Durante as partidas, a atleta utilizava o produto atestando sua qualidade. Esse é o tom da comunicação audiovisual para os próximos anos, não adianta produzir uma campanha vazia, é preciso contar uma história, agregar valor, mostrando um motivo por trás daquele conteúdo que cativa e impacta o público. 

Novas estratégias para uma nova era

Foi-se o tempo em que patrocinar um evento ou equipe era algo meramente decorativo, é preciso ter um envolvimento e saber utilizar essa estratégia agregando valor para a marca. Não adianta ter um influenciador, por exemplo, para chamar a atenção para sua campanha, mas sim, entender o que realmente conecta seu público final. 

Embora o patrocínio na Copa do Mundo Feminina de Futebol tenha evoluído significativamente ao longo dos anos, inicialmente, o apoio financeiro era escasso, com poucas marcas reconhecendo o potencial do torneio. Esse cenário só começou a mudar durante a edição de 1999. Pode-se dizer que esse torneio marcou a virada de chave, pois nessa competição ocorreu uma maior visibilidade, aumento na audiência e interesse global. A partir desse momento, grandes empresas multinacionais começaram a investir no torneio feminino, trazendo mais recursos e melhorias.

O patrocínio fortaleceu a organização do torneio, permitindo que a FIFA investisse em infraestrutura, transmissão, marketing e desenvolvimento do futebol feminino. Além disso, o aumento do apoio financeiro resultou em prêmios em dinheiro mais altos, atraindo jogadoras talentosas e elevando o nível do jogo.

Os desafios pela frente

Apesar dos avanços, ainda há desafios a enfrentar. A discrepância entre o financiamento do futebol feminino em comparação ao masculino é enorme, por isso, é essencial que as parcerias de patrocínio sejam mais do que simbólicas, trazendo benefícios reais para o desenvolvimento da modalidade. Isso inclui investimentos em programas de base, treinamento, infraestrutura e promoção de oportunidades igualitárias para jogadoras em todo o mundo. 

Diversas marcas realizam apenas algo pontual para mostrar o suporte a seleção nessa jornada, porém, com a Cimed, patrocinadora da CBF, e, empresa que cuidamos de toda a solução audiovisual, iremos fazer exatamente o mesmo processo que a masculina, contar a história do time. A equipe masculina é amplamente divulgada e conhecida através de seus jogadores e clubes, ou seja, o marketing é muito forte, por isso, precisamos fazer um trabalho igual ou até melhor. Por isso, realizaremos o mesmo tipo de cobertura real time de toda a competição, acompanhando a rotina das atletas e mostrando os bastidores através de um olhar diferenciados nas partidas. 

Com um compromisso contínuo, a Copa do Mundo Feminina tem o potencial de se tornar um evento ainda mais influente, fortalecendo a presença e o impacto do futebol feminino em todo o mundo.

*Matheus Lins é fotógrafo e fundador da produtora Trinta Dezessete

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

PLAY: O futebol feminino é igualmente espetacular, e a Copa veio para provar isso

Bússola Cultural: semana destaca cursos de música e Festival de Inverno

Impulsiona promove encontro entre escola pública e atletas do Flamengo

Acompanhe tudo sobre:Futebol femininoCopa do Mundo FemininaPublicidadePatrocínio

Mais de Bússola

Climatechs: o setor emergente que pode transformar a resposta do Brasil à crise climática

Brasil recebe congresso de educação ambiental para países falantes da língua portuguesa

Distribuição pode ser fator determinante no crescimento do mercado de seguros na América Latina

Com educação, agronegócio pode acelerar modernização causando impacto social positivo