Bússola

Um conteúdo Bússola

Conheça a startup que usa Inteligência Artificial para diagnosticar câncer

Com o uso da tecnologia, a Viziomed consegue diagnosticar precocemente câncer e outras doenças graves

Em casos de urgência, a plataforma manda um alerta ao médico da corporação ligado à saúde preventiva para dar seguimento ao tratamento. (Sciepro/Getty Images)

Em casos de urgência, a plataforma manda um alerta ao médico da corporação ligado à saúde preventiva para dar seguimento ao tratamento. (Sciepro/Getty Images)

B

Bússola

Publicado em 26 de janeiro de 2022 às 18h57.

A inteligência artificial é vista como a nova fronteira dos diagnósticos — e do tratamento — do câncer, com novas aplicações surgindo ao redor do mundo.  Criada em 2020 pelos sócios Mávio Bispo (CEO), Filipe Guerra (CBO) e Jalingson Assis (CTO), a Viziomed é uma healthtech brasileira que usa inteligência artificial para descoberta precoce de câncer e outras doenças graves. A startup atua no modelo B2B (Business-to-Business) e já possui clientes como Prevent Senior, Azul Linhas Aéreas e grupo Big.

Conectando clínicas e hospitais de todo o Brasil, a Viziomed coleta exames de imagem como raio-x, mamografia e tomografia e envia alertas para as empresas parceiras, permitindo que seus funcionários possam tratar a doença em estágio inicial, reduzindo custos com plano de saúde, e muitas vezes tornando o tratamento possível.

“A tecnologia disponível hoje permite pensar a medicina de um novo jeito. Achamos que as empresas podem ajudar, nesse sentido, como uma ponte importante entre as novas aplicações e as pessoas”, afirma Mávio Bispo, CEO da startup.

Após a realização do exame, a Viziomed realiza uma triagem e classifica na plataforma por ordem de urgências aqueles em que há apontamento de irregularidades. Tudo acontece em apenas alguns segundos. Ao identificar casos de urgência, a plataforma também manda um alerta ao médico da corporação ligado à saúde preventiva, para dar seguimento ao tratamento do paciente com agilidade. Atualmente, a empresa está conectada com mais de cem clínicas e hospitais, em 16 estados brasileiros.

Segundo Filipe Guerra, CBO da Viziomed, assistência à saúde é a segunda maior despesa das empresas brasileiras. “O diagnóstico tardio de doenças graves resulta no aumento exponencial do custo do plano de saúde”, afirma.

O tratamento em estágio avançado muitas vezes implica em custos cem vezes mais altos. A depender do tipo de câncer, além de mais caro, o tratamento se torna quase inviável mais tarde. “Podemos ajudar as empresas a salvarem a vida dos colaboradores”, declara Guerra.

O câncer de pulmão, por exemplo, é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil. De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o país teve cerca de 30 mil novos casos e 29 mil mortes pela doença em 2020. Em relação ao custo do tratamento, segundo o estudo “Lung Cancer in Latin America” publicado pelo The Economist, o gasto médio no tratamento da doença em estágio inicial é de R$ 4.774,00, enquanto em estágio avançado a média de gastos é de R$ 476.347,00.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedInTwitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:SaúdeCâncerInovaçãoInteligência artificial

Mais de Bússola

Como a inteligência artificial está transformando treinamentos corporativos

Varejista investe em formação dos colaboradores com plataforma de conteúdo diversificado

Setor de energia elétrica avança na redução de passivo histórico

Rede social ESG aposta no Rio Innovation Week para ampliar sua presença