Bússola

Um conteúdo Bússola

Conheça a receita havaiana que virou sucesso de vendas e venceu a pandemia

Antigos clientes tornaram-se donos da Aloha Breads, que triplicou a produção em 2021 e planeja crescer ainda mais

Banana bread é a receita mais procura na Aloha Breads e no Google Trends (Aloha Breads/Divulgação)

Banana bread é a receita mais procura na Aloha Breads e no Google Trends (Aloha Breads/Divulgação)

B

Bússola

Publicado em 20 de dezembro de 2021 às 15h00.

Última atualização em 20 de dezembro de 2021 às 15h12.

Se a pandemia atrapalhou várias empresas, a Aloha Breads foi na direção oposta e triplicou sua produção nos últimos dois anos. Fundada em 2017, a Aloha Breads, pioneira na produção de banana breads no Brasil, fornecia seus produtos para cafeterias boutiques de São Paulo e consumidores finais.

Com o fechamento do comércio para prevenção à covid-19, focou em vender diretamente ao consumidor final. Como resultado, o faturamento também triplicou. Em 2019, vendia cerca de 200 breads por mês, em 2020 passou a entregar 400 breads por mês e, em 2021, a produção mensal ultrapassou mil breads.

Em 2021, Cleicí Tavares e Luiz Café passaram de clientes a donos da Aloha Breads, quando os fundadores resolveram vender a marca e se mudar para outro país. Neste mesmo ano, mais que dobraram a produção e, com o crescimento, receberam um aporte para o aumento da capacidade produtiva. O casal se apaixonou pelo sabor e pela essência do Banana Bread Havaiano e tem grandes planos para o futuro da marca.

Crescimento

A história da Aloha Breads começou com uma viagem dos fundadores à ilha de Maui, onde conheceram e aprenderam a receita com uma nativa. Hoje, além do típico Banana Bread Havaiano, a empresa oferece 13 receitas exclusivas, incluindo versões veganas, sabores que levam farinha de amêndoa, óleo de coco e adoçados com tâmara, entre outros ingredientes. No mundo, o banana bread também faz sucesso. De acordo com o Google Trends, a receita do banana bread foi a sétima mais procurada em 2020.

Com vendas principalmente pelo Instagram, a Aloha começou 2021 com dois mil seguidores e, hoje, já tem mais de seis mil. Cleicí garante que as boas vibrações havaianas são o maior diferencial dos produtos. “Essa essência nativa é o que mais me encanta. Me remete à minha infância no meio da floresta amazônica, à liberdade de viver na natureza e aproveitar sabores e sensações únicas. Não é somente comida boa, queremos levar uma experiência de leveza e bem-estar ao compartilhar os Breads Aloha e aquecer o coração das pessoas com apenas uma mordida”, afirma.

Cleicí Tavares é advogada, nascida e criada no Rio Unini, uma reserva extrativista na floresta Amazônica. Ela se apaixonou pela vibe da Aloha e hoje está à frente do negócio. Lidera a equipe e toda a estratégia da empresa. Conta com a parceria de Luiz Café, seu companheiro e sócio. Café é intermediador de negócios e atua no mercado de inovação corporativa. Segundo ele, juntos adquiriram a marca, de quem eram fãs e clientes. “De lá pra cá, incorporar a essência da Aloha não foi um problema, desde que provamos um banana bread nos apaixonamos e, com a oportunidade, foi só fazer da paixão um negócio ainda mais delicioso”, diz.

O plano dos sócios é trabalhar para que essa energia chegue longe. “Nosso foco é que, além do sabor do banana bread, as pessoas curtam um momento doce, sereno e que compartilhem o espírito aloha. Também buscamos construir uma marca em cima de pilares como bem-estar, sustentabilidade e diversidade”, declara Cleicí.

A entrada de Luiz Café, com sua experiência no mercado de inovação e sua paixão pelo negócio da Aloha, trouxe para a empresa o ritmo e a metodologia das startups. Para 2022, além de lançar, em janeiro, o banana bread com castanhas da Amazônia, produzido com insumos da Coomaru — Cooperativa Mista Agroextrativista do Rio Unini/AM, o plano da empresa é expandir para lojas físicas e fechar parcerias com novos players em todo o país. Quanto à produção, a empresa se prepara para chegar a 35 mil breads por mês.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedIn | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Acompanhe tudo sobre:Alimentosgestao-de-negociosPadariasStartups

Mais de Bússola

Climatechs: o setor emergente que pode transformar a resposta do Brasil à crise climática

Brasil recebe congresso de educação ambiental para países falantes da língua portuguesa

Distribuição pode ser fator determinante no crescimento do mercado de seguros na América Latina

Com educação, agronegócio pode acelerar modernização causando impacto social positivo