Bússola

Um conteúdo Bússola

Como retenção de talentos afeta diretamente a competitividade?

Especialista em desenvolvimento de carreira responde perguntas e lista pontos que podem mudar a realidade da empresa, mantendo alta performance, inovando, reduzindo custos e gerando vantagens competitivas significativas

Empresas estão dando cada vez mais prioridade para a retenção de talentos (Getty Images/Getty Images)

Empresas estão dando cada vez mais prioridade para a retenção de talentos (Getty Images/Getty Images)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 12 de setembro de 2023 às 14h40.

A escassez de profissionais qualificados e o crescente aumento da concorrência no mercado de trabalho estão fazendo as empresas olharem de forma prioritária para a retenção de talentos. Manter os colaboradores com habilidades e competências necessárias tornou-se uma tarefa de alto esforço, mas de grande potencial para impulsionar os negócios. 

“Pensar em manter e fortalecer a equipe é bom para qualquer iniciativa. O turnover traz um alto custo e desalinha times que trabalham em squads, impactando diversos setores da empresa”, diz Alexandre Wawruk, que fundou  e vendeu recentemente o Edupass para a Galena. 

Pensando nisso, o executivo, hoje diretor da Galena, startup com foco na gestão e desenvolvimento de carreiras, lista responde perguntas sobre o tema e lista algumas vantagens empresariais quando se é dado o devido valor ao tema: 

Por que investir na retenção de talentos?

"As empresas que conseguem reter seus talentos se destacam no mercado por contarem com profissionais que são capazes de inovar e gerar ideias que contribuem para o crescimento do negócio. Isso aumenta a reputação da organização no mercado e a torna mais atraente para novos clientes, investidores e até mesmo novos talentos. "

As práticas relacionadas à retenção de talentos melhoram o desempenho geral?

"Retenção tem a ver com satisfação profissional. Quem está feliz na empresa trabalha melhor e desempenha mais, oferecendo o máximo. Portanto, pense que as práticas para manter os profissionais ajudam na formação de um time de performance. Ofereça capacitação contínua. Além, é claro, de empoderar aqueles que contam com habilidades e competências importantes para elevar o desempenho da equipe como um todo, não apenas deles próprios. Esses fatores resultam em um impacto positivo na qualidade dos serviços prestados pela empresa e na produtividade em geral."

Existe redução de custos significativa?

"Demissões e novas contratações são custos que podem ser evitados quando a empresa consegue reter seus talentos. Ao investir na capacitação dos colaboradores e proporcionar um ambiente de trabalho saudável e motivador, a organização aumenta a satisfação e a fidelidade deles.

No fim das contas, o custo de demitir um colaborador pode chegar até três vezes o valor do salário, pois existem outros itens que fazem parte desta conta e que precisam ser levados em consideração, como férias, encargos trabalhistas, tributos, benefícios, treinamento e desenvolvimento, entre outros. "

Qual a principal ação a ser tomada?

"Certamente a criação de uma cultura organizacional positiva. Quando os colaboradores decidem permanecer em uma empresa, é sinal de que se sentem valorizados, engajados e alinhados com os objetivos do negócio. Por isso, é fundamental que a cultura organizacional seja clara e escancarada para todos desde o onboarding. 

Isso resulta em um ambiente de trabalho mais colaborativo, saudável e produtivo, onde as pessoas estão mais propensas a se dedicar e a contribuir para o sucesso da organização. Employer Branding na veia. "

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Você quer ser feliz ou ter emprego?

O dilema da governança: estratégias de longo prazo contra pressões de curto prazo

Semana de trabalho de 4 dias contribui com equidade de gênero

Acompanhe tudo sobre:TalentosGestão de pessoasgestao-de-negociosfuturo-do-trabalho

Mais de Bússola

Creator Economy: 5 passos para ter uma parceria de sucesso com criadores de conteúdo

Bússola & CIA: Drogaleste consolida expansão de sua rede

Marco Yamada: o papel da IA na revolução dos serviços de seguros

Gestão Sustentável: o meio do caminho e as luzes no fim do túnel