Bússola

Um conteúdo Bússola

Com apoio de grandes empresas, instituto no Rio forma jovens de altas habilidades da rede pública

Com mais de 25 polos de atendimento e 800 alunos no município do Rio, organização apoiada por grandes empresas alia excelência acadêmica, inovação e impacto social — e planeja expansão

Instituto Apontar transforma potencial em resultados ao combinar educação de excelência, apoio psicossocial e experiências culturais. (Instituto Apontar/Bússola)

Instituto Apontar transforma potencial em resultados ao combinar educação de excelência, apoio psicossocial e experiências culturais. (Instituto Apontar/Bússola)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 21 de agosto de 2025 às 10h35.

Última atualização em 21 de agosto de 2025 às 11h16.

Referência nacional no desenvolvimento de crianças e adolescentes com altas habilidades e de famílias de baixa renda, o Instituto Apontar transforma potencial em resultados ao combinar educação de excelência, apoio psicossocial e experiências culturais.

Com mais de 25 polos de atendimento no Rio de Janeiro, a instituição oferece programas gratuitos que fortalecem competências e preparam 800 jovens para serem protagonistas de suas histórias e agentes de transformação social.

Fundado com a missão de identificar e potencializar talentos da rede pública com altas habilidades, o Apontar atua em três frentes integradas:

  • Pedagógica: enriquecimento acadêmico com metodologia STEAM, mais de 25 oficinas, incluindo robótica, matemática olímpica, biologia, desenho, teatro e idiomas como inglês e alemão, além de visitas a empresas.

  • Psicossocial: atendimentos individuais e coletivos para alunos e familiares, conduzidos por uma equipe multidisciplinar de psicólogos e assistentes sociais.

  • Cultural: visitas a museus e espaços históricos para ampliar repertório e fortalecer redes de conhecimento.

Parcerias estratégicas com empresas têm sido essenciais para sustentar e ampliar o impacto da instituição. Entre os investidores institucionais estão Stone, Vinci Compass, Fundação Behring, BTG e Brookfield, além de pessoas físicas engajadas na educação de alto potencial.

O reconhecimento pelo trabalho do Apontar é amplo. A instituição recebeu a Medalha Pedro Ernesto, maior honraria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro; o Selo Doar, que certifica transparência e boa governança; e foi destaque em programas de aceleração e impacto, como AMBEV VOA e BTG Soma.

Atualmente, o Apontar vive um momento de expansão estratégica. Após consolidar sua atuação no Rio, prepara-se para levar seu modelo de impacto a outras regiões, ampliando a rede de atendimento a jovens de altas habilidades e reforçando seu papel como agente transformador na educação brasileira.

“Investir no potencial desses jovens é investir no futuro do país. Nosso trabalho vai além da sala de aula: criamos oportunidades, ampliamos horizontes e oferecemos suporte para que cada aluno possa sonhar alto e conquistar seus objetivos. Não fazemos essa transformação sozinhos e contamos com muitos investidores, parceiros e voluntários ao longo da jornada”, afirma Leticia Stewart, Gerente de Desenvolvimento Institucional do Instituto Apontar.

Acompanhe tudo sobre:Educação

Mais de Bússola

Opinião: estamos chegando no limite do desenvolvimento das tecnologias digitais

Brasileiros acima dos 60 anos são os que mais reciclam, aponta pesquisa

‘ECA Digital’ entrará em vigor em seis meses. Como as empresas podem se preparar?

Como empresas estão fortalecendo a luta contra o câncer de mama no Outubro Rosa