Bússola

Com a sua ajuda, óleo de cozinha pode ser fundamental na logística reversa

Campanha da Abiove em Guarujá (SP) leva distribuição de materiais informativos biodegradáveis e conscientização da população

 (Tafilah Md Yusof / EyeEm/Getty Images)

(Tafilah Md Yusof / EyeEm/Getty Images)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 27 de fevereiro de 2022 às 13h00.

Por Bússola

A Abiove, com o apoio do Sindicato da Indústria de Óleos Vegetais (Sindoleo), criou a iniciativa Óleo Sustentável. O programa já recolheu e destinou corretamente 10,4 milhões de litros de óleo de cozinha usado. Nesta semana, a associação inaugurou uma Estação de Sustentabilidade permanente com ponto de entrega voluntária (PEV) de óleo residual e de embalagens em geral na Prainha Branca (Guarujá — SP).

A campanha no litoral é uma parceria entre a Abiove e a Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá e conta com o apoio do Instituto SOS Rio do Peixe, APA Serra do Guararu, Sociedade Amigos da Prainha Branca, Cooperativa Recicla Mais e da Boomera Ambipar. Também conta com exposição de fotos inéditas da região, distribuição de materiais informativos biodegradáveis, doação de mudas nativas e atividades para conscientizar a população sobre descarte de lixo e resíduos.

O programa, de caráter educativo, tem como proposta consolidar as ações individuais de logística reversa do óleo comestível residual após o consumo e ser um canal de comunicação com as pessoas que desejam saber mais sobre a importância da reciclagem e onde fazer o descarte. Além do apoio da indústria, a iniciativa conta com agentes essenciais para completar esse ciclo sustentável: os próprios consumidores.

Para a coordenadora de Sustentabilidade da Abiove, Aline Lazzarotto, essas ações são essenciais e devem sensibilizar todos os públicos, de crianças a adultos, sobre a importância da destinação correta de resíduos. Os processos produtivos do óleo de cozinha garantem os cuidados com o meio ambiente, entregando um produto de qualidade aos consumidores, mas para completar o conceito de economia circular e diminuir os impactos ambientais é necessário o descarte apropriado.

Este é um conteúdo da Bússola, parceria entre a FSB Comunicação e a Exame. O texto não reflete necessariamente a opinião da Exame.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:SustentabilidadeLogística reversaEconomia verdeEconomia Circular

Mais de Bússola

Opinião: estamos chegando no limite do desenvolvimento das tecnologias digitais

Brasileiros acima dos 60 anos são os que mais reciclam, aponta pesquisa

‘ECA Digital’ entrará em vigor em seis meses. Como as empresas podem se preparar?

Como empresas estão fortalecendo a luta contra o câncer de mama no Outubro Rosa