Bússola

Um conteúdo Bússola

Cobrança por sabatina de indicado ao STF engaja governista nas redes

Live sobre auxílio emergencial faz deputado chegar ao topo do ranking FSBinfluênciaCongresso

Ranking produzido pelo Instituto FSB Pesquisa mede a popularidade dos parlamentares nas redes sociais (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Ranking produzido pelo Instituto FSB Pesquisa mede a popularidade dos parlamentares nas redes sociais (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

B

Bússola

Publicado em 20 de outubro de 2021 às 16h17.

Vice-líder do governo no Senado, Jorginho Mello (PL-SC) é um dos aliados que têm pressionado o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (DEM-AP), a marcar a sabatina do novo indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF). O tema impulsionou suas redes sociais nos últimos dias: dois posts com a cobrança pública obtiveram mais de 14,7 mil curtidas e quase três mil compartilhamentos no Twitter. Essa foi umas razões do salto de 22 posições do catarinense no ranking FSBinfluênciaCongresso.

O ranking, produzido pelo Instituto FSB Pesquisa, mede a popularidade dos parlamentares nas redes sociais.

Nenhum outro senador teve uma semana tão positiva. Rogério Carvalho (PT-SE), que possui forte presença nas redes sociais, também ganhou terreno, mas em ritmo muito menor. Após subir três colocações, ele alcançou o posto de 13º entre os 15 mais influentes do Senado. Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid estão entre seus assuntos mais recorrentes, como o post em que ele defende o pagamento de um benefício a órfãos da covid-19, que obteve mais de 1,5 mil curtidas no Twitter.

No pódio do ranking, Humberto Costa (PT-PE) ocupa pela segunda semana seguida o primeiro lugar. Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), por sua vez, tirou a segunda colocação de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que caiu para quarta. Outra novidade é o retorno de Jorge Kajuru (Podemos-GO) ao terceiro. O Podemos, com quatro nomes na lista, continua a ser o partido com mais representantes no levantamento.

Câmara

Defensor ardoroso do auxílio emergencial, o deputado André Janones (Avante-MG) fortaleceu sua atuação nas redes sociais ao realizar live sobre o tema em frente ao Palácio do Planalto nesta segunda-feira, 18. Em menos de dois dias, o vídeo do parlamentar veiculado no Facebook alcançou mais de 98 mil comentários e 356 mil curtidas. O sucesso do post foi um dos responsáveis por levá-lo à terceira posição no ranking FSBinfluênciaCongresso, quebrando a hegemonia de integrantes do PSL, que ocupavam as cinco colocações na semana passada.

Carla Zambelli (PSL-SP) e Bia Kicis (PSL-DF) conseguiram manter o primeiro e o segundo lugares, respectivamente, assim como Filipe Barros (PSL-PR), que assegurou a quarta colocação. No entanto, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Carlos Jordy (PSL-RJ) foram afetados pela disparada de André Janones e recuaram posições no levantamento. Mesmo assim, o PSL continua a dominar a lista dos 20 deputados mais influentes em redes sociais, com oito representantes. Nenhum outro partido faz sombra à sua liderança. A maioria das legendas possui apenas um integrante listado.

Além de Janones, tiveram bom desempenho online entre 12 e 18 de outubro José Medeiros (Podemos-MT), que ganhou cinco lugares; Paulo Martins (PSC-PR), que avançou quatro; assim como Sargento Fahur (PSD-PR), Bibo Nunes (PSL-RS) e Guilherme Derrite (PP-SP), que subiram três colocações no período.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedInTwitter | Facebook | Youtube

Veja também

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosPolíticaRedes sociaisSenado

Mais de Bússola

Gerson Ferreira: o mercado de luxo dá certo no e-commerce? Veja o exemplo da Dior 

O que é Employee Experience e como ele proporciona vantagem competitiva para empresas em ascensão 

Transportadora digital aposta na segurança dos caminhoneiros para crescer sua base de motoristas

Victor Bicca Neto: contra a sede de impostos, há sede de solução