Bússola

Um conteúdo Bússola

Casa do "BBB23" vai vigiar a energia em parceria com a Squair

Vai ser medida a eficiência de quadros elétricos, para buscar a redução do desperdício de energia e evitar imprevistos

BBB23: 35 medidores de energia vão ser instalados na casa (Globo/Paulo Belote/Reprodução)

BBB23: 35 medidores de energia vão ser instalados na casa (Globo/Paulo Belote/Reprodução)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 15 de fevereiro de 2023 às 17h00.

Última atualização em 15 de fevereiro de 2023 às 18h29.

Por Bússola

Durante a 23ª edição do Big Brother Brasil, os participantes não serão os únicos vigiados. Por meio de uma parceria com a Globo, a Squair — startup que desenvolve soluções para gestão inteligente de ativos energéticos — vai monitorar os quadros elétricos de toda a estrutura da casa onde acontece o reality show mais assistido do país.

Serão instalados 35 medidores de energia espalhados por todos os circuitos críticos de engenharia da Globo que atendem o BBB. Isso inclui o sistema de nobreaks, o sistema elétrico de iluminação cênica que é utilizado no interior da casa e também toda a parte de serviço, onde estão os painéis de câmeras, motores, disjuntor do quarto do líder, de iluminação fria, LED e de outras fontes de luz. Quadros voltados para efeitos especiais e diferentes provas também serão monitorados. Além disso, será monitorado o circuito de energia do sistema de HVAC (ar-condicionado).

Desenvolvida com tecnologia IoT, a solução da Squair é capaz de conectar todos esses ativos, reunindo os dados gerados a partir do uso de cada um deles em apenas uma tela. Os sensores permitem, de forma remota, o acompanhamento em tempo real por 24 horas do comportamento do maquinário onde estão acoplados.

Com isso, a automação do processo de monitoramento garante maior segurança para a equipe responsável pela operação crítica e possibilita reações mais rápidas aos imprevistos captados pelos sensores. A aplicação dos sensores também impacta na redução de desperdício de energia e dos custos operacionais, já que maximiza a operação da máquina.

Por meio de soluções tecnológicas para possibilitar maior eficiência energética e controle do consumo a empresas, a startup visa ainda incentivar práticas mais sustentáveis. Um relatório produzido ao final do monitoramento mede também o impacto ambiental do projeto através da emissão de CO2. Assim, aponta caminhos para a compensação de carbono.

“Criamos tecnologia para mostrar a importância do consumo e da produção responsáveis para combater o desgaste dos nossos recursos naturais e como essas medidas geram benefícios para o negócio. Com a parceria com o programa de maior audiência no país para o monitoramento de longo prazo, esperamos que o mercado entenda o valor de estar comprometido a implementar práticas sustentáveis em grandes projetos”, afirma Nataly Parga, cofundadora e CDO da Squair.

Hoje, a Squair faz parte do Hurb, empresa de tecnologia com a maior plataforma de viagens online do Brasil. Com o negócio especializado em sustentabilidade, a OTA pretende viabilizar soluções de gestão energética à sua rede de parceiros no setor turístico.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Danilo Maeda: A inteligência artificial entende de sustentabilidade?

ESG: Adeus, aterros, rios e oceano. Lugar de garrafa PET é a reciclagem

80% dos consumidores brasileiros pretendem reduzir gasto com energia

Acompanhe tudo sobre:BBBEnergiaGloboSustentabilidade

Mais de Bússola

Bússola & Cia: NewHack lança fundo de R$ 5 mi para startups 

Ele vai faturar R$ 30 mi antes dos 30 anos com empresa que facilita cidadania italiana

As visões norte-americana e europeia sobre o bloqueio do X no Brasil

O dinheiro está a favor do clima?