(Hinterhaus Productions/Getty Images)
Bússola
Publicado em 30 de agosto de 2021 às 07h00.
Última atualização em 9 de agosto de 2022 às 16h38.
Quais devem ser os compromissos das empresas com a sociedade? Qual é o impacto que os negócios devem ter na inclusão social e na preservação do planeta? Qual é o papel esperado das marcas na construção de um mundo melhor? Todas essas questões, que já vinham orientando as decisões estratégicas dos executivos e influenciando a escolha de consumidores e investidores, ganharam ainda mais força com a pandemia.
Os novos e complexos desafios impostos pelo coronavírus têm exigido respostas coletivas, que envolvam o setor público e a iniciativa privada e mobilizem toda a sociedade. Num cenário de crise sanitária, econômica e social sem precedentes, a empatia, a solidariedade, o cuidado com o outro e com a natureza são temas que se tornaram ainda mais urgentes.
Muitas companhias já entenderam que a transformação da sociedade é também sua responsabilidade e, por isso, apostam no empreendedorismo social. Negócio bom é aquele capaz de conciliar retornos financeiros, sociais e ambientais.
Desde a chegada da Covid-19, que ampliou as desigualdades e colocou mais gente em situação vulnerável, a população como um todo tem se revelado mais generosa. Segundo o Instituto Locomotiva, mais de 86 milhões de brasileiros receberam algum tipo de doação na pandemia, e 60% dos que receberam ajuda também doaram.
A solidariedade – de indivíduos, empresas e organizações – faz a diferença na vida de quem mais precisa, e ela nunca foi tão necessária.
Em webinar promovido pela Bússola, na próxima quarta-feira, 1º de setembro, às 12h, lideranças empresariais vão debater a importância da responsabilidade social corporativa em tempos de pandemia. Participarão do evento: Andrea Matsui, CEO do Instituto Alicerce; Gabriel Cardoso, gerente executivo do Instituto Sabin; Susy Yoshimura, diretora executiva do Instituto GPA; e Vander Giordano, vice-presidente institucional da Multiplan. A moderação será feita por Rafael Lisbôa, diretor da Bússola.
Para assistir à live e enviar suas perguntas, inscreva-se aqui!
Siga Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube