Bússola

Um conteúdo Bússola

Bússola LIVE: Qual o futuro da mobilidade pós-Covid?

Webinar na terça, às 12h, debate os desafios do setor de transportes na pandemia

 (Roberto Parizotti/Fotos Públicas)

(Roberto Parizotti/Fotos Públicas)

B

Bússola

Publicado em 20 de novembro de 2020 às 07h00.

Última atualização em 1 de novembro de 2022 às 20h10.

Com as limitações de circulação impostas pelo coronavírus, a mobilidade foi colocada à prova na pandemia. Em especial, no transporte coletivo, que precisou se adaptar rapidamente aos novos protocolos sanitários para garantir a segurança dos passageiros e evitar que os meios de locomoção se transformassem em focos de contágio.

Durante a quarentena mais severa, alguns modais chegaram a registrar queda de 80% na demanda de usuários. É o caso dos ônibus urbanos, que são responsáveis por 85,7% dos deslocamentos coletivos no Brasil. Desafio enfrentado também pelo transporte rodoviário interestadual diante da redução expressiva do número de viagens. Com o retorno gradual das atividades, o movimento de passageiros tem sido retomado, mas ainda bem abaixo do período pré-Covid.

Se o cenário de crise traz uma série de desafios para o setor de transportes, principalmente em relação ao equilíbrio financeiro das empresas, é também uma oportunidade para que o poder público e a iniciativa privada repensem o modelo de mobilidade urbana existente nas cidades e discutam alternativas para que o sistema se torne mais planejado, eficiente e sustentável. O uso cada vez maior de tecnologia digital para facilitar o acesso a deslocamentos individuais e coletivos é um exemplo de mudanças trazidas pela pandemia que vieram para ficar.

Em webinar promovido pela Bússola, na próxima terça-feira, 24 de novembro, às 12h, lideranças do mercado vão debater os desafios do setor de transportes e o futuro da mobilidade. Participarão do evento Otávio Cunha, presidente-executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU); Letícia Pineschi, conselheira da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI); Jorge Dias, presidente do Conselho de Administração do BRT Rio; e André Turquetto, Diretor de Marketing da Alelo/Veloe.

Para receber o link de acesso à live, inscreva-se aqui.

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedin  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

Acompanhe tudo sobre:TransportesMobilidadePandemia

Mais de Bússola

Como a inteligência artificial está transformando treinamentos corporativos

Varejista investe em formação dos colaboradores com plataforma de conteúdo diversificado

Setor de energia elétrica avança na redução de passivo histórico

Rede social ESG aposta no Rio Innovation Week para ampliar sua presença