Votação em São Paulo durante a pandemia (Amanda Perobelli/Reuters)
Com a chegada de setembro, os brasileiros estão a um mês do reencontro com as urnas. Mais de 156 milhões de eleitores estão aptos a votar no dia 2 de outubro para escolher presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. E, nessa reta final da corrida eleitoral, quais são as estratégias dos candidatos para conquistar o eleitorado?
A campanha está oficialmente nas ruas, nas redes e também no rádio e na televisão. Na semana passada, começou a ser exibida a propaganda eleitoral pelas emissoras de rádio e TV. Além da publicidade, já tiveram início entrevistas e debates promovidos por veículos de comunicação. São múltiplas arenas para acompanhar o que pensam os candidatos e o que pretendem fazer, caso sejam eleitos.
Na disputa presidencial, as pesquisas reforçam a polarização entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que têm a preferência de 4 a cada 5 eleitores. O ex-presidente continua liderando em todos os cenários, mas a distância entre ele e o atual presidente vem diminuindo.
Nos programas de governo apresentados ao TSE, os principais aspirantes ao Palácio do Planalto priorizaram medidas econômicas, como o combate à inflação e a geração de renda, com foco na população mais vulnerável. Puxada pela queda nos preços dos combustíveis e da energia elétrica, o IBGE registrou deflação de 0,73% na prévia do mês de agosto – a menor taxa da série histórica, iniciada em novembro de 1991. Mas os alimentos continuam subindo. O leite, por exemplo, já acumula alta de quase 70% em doze meses.
Webinar especial promovido pela Bússola, na próxima quinta-feira, 1 de setembro, às 12h, vai reunir os especialistas em análise política do Grupo FSB para debater as expectativas para o mês final de campanha e os últimos números da pesquisa BTG/FSB.
Participarão da live os analistas políticos da FSB Comunicação, Alon Feuerwerker e Marcio de Freitas, e o sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa e da FSB Inteligência, Marcelo Tokarski. A moderação será feita por Rafael Lisbôa, diretor da Bússola.
Para assistir à live e enviar suas perguntas, inscreva-se aqui!
Siga Bússola nas redes: Instagram | LinkedIn | Twitter | Facebook | Youtube