Tudo sobre Eleições 2022: Não votou? Descubra como justificar sua ausência (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Bússola
Publicado em 12 de setembro de 2022 às 16h24.
Faltam menos de 20 dias para as eleições e, nessa reta final da campanha, os candidatos definem suas estratégias para conquistar o eleitorado. Mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar no dia 2 de outubro para escolher presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.
Na corrida presidencial, a última pesquisa BTG/FSB reforça a polarização entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), com um encurtamento da distância entre eles. O ex-presidente continua liderando em todos os cenários, mas a diferença hoje é de 6 pontos percentuais para o atual presidente (41% Lula x 35% Bolsonaro), a menor desde o início da série de levantamentos iniciada em março.
Além do intervalo menor entre os líderes da disputa, o crescimento registrado por Ciro Gomes (PDT) e Simonte Tebet (MDB) nas pesquisas mais recentes contribui para a realização do 2º turno. No último levantamento, Lula soma 41% das intenções de voto contra 53% de todos os demais candidatos juntos.
Na economia, o Brasil registrou deflação pelo segundo mês seguido. O IPCA, índice que mede a inflação oficial do país, teve queda de 0,36% em agosto. Em julho, o recuo havia sido de 0,68%. Com números mais positivos, o mercado financeiro segue com expectativa de melhora para o cenário econômico brasileiro. Pela 11ª semana consecutiva, foi reduzida a projeção para a inflação em 2022. Segundo o último Boletim Focus, a estimativa agora é de 6,4%. Já a previsão para o crescimento do PIB subiu para 2,39%.
Webinar especial promovido pela Bússola, na próxima quinta-feira, 15 de setembro, às 12h, vai reunir especialistas em análise política do Grupo FSB para debater as expectativas para a reta final da campanha e os números da nova pesquisa BTG/FSB.
Participarão da live o analista político da FSB Comunicação, Alon Feuerwerker, e o sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa e da FSB Inteligência, Marcelo Tokarski. A moderação será feita por Rafael Lisbôa, diretor da Bússola.
Para assistir à live e enviar suas perguntas, inscreva-se aqui!
Siga Bússola nas redes: Instagram | LinkedIn | Twitter | Facebook | Youtube