Bússola

Um conteúdo Bússola

Bússola LIVE: Desenvolvimento sustentável da Amazônia

Webinar na terça, às 12h, debate o papel decisivo do setor empresarial na proteção à floresta e na melhoria das condições de vida na região

 (iStock/Thinkstock/Reprodução)

(iStock/Thinkstock/Reprodução)

B

Bússola

Publicado em 30 de outubro de 2020 às 07h00.

Última atualização em 1 de novembro de 2022 às 20h00.

O desmatamento na Amazônia, que coloca em risco o meio ambiente e prejudica a população local, tem mobilizado governos, preocupado empresários e gerado desconfiança internacional. Para o setor produtivo, produzir e preservar não são verbos antagônicos e, por isso, cada vez mais empresas têm se comprometido com um modelo de desenvolvimento econômico sustentável, inclusivo e que proteja a floresta em pé.

O combate intransigente ao desmatamento ilegal na Amazônia e a inclusão social e econômica das comunidades locais constam do conjunto de compromissos lançado em julho por empresas e organizações que participam do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Um dos objetivos é garantir o monitoramento da pecuária, agricultura, mineração e produtos de origem florestal, com tolerância zero a fornecedores que pratiquem qualquer ilegalidade ambiental.

Para conservar e desenvolver a região, é fundamental a união de todos: poder público, iniciativa privada, especialistas, pesquisadores, investidores e comunidades amazônicas. A construção de um novo modelo capaz de proteger o bioma e gerar riquezas e renda para seus mais de 20 milhões de habitantes é o foco do Fórum Mundial Amazônia+21, que vai reunir mais de cem instituições nacionais e internacionais entre os dias 4 e 6 de novembro para mapear perspectivas e soluções conjuntas.

Em webinar promovido pela Bússola, na próxima terça-feira, 3 de novembro, às 12h, especialistas em sustentabilidade e lideranças do mercado comprometidas com a proteção ambiental vão debater como o setor empresarial pode ajudar a proteger a Amazônia e contribuir para seu desenvolvimento. Participarão do evento Marcelo Thomé, Coordenador do Fórum Mundial Amazônia+21 e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero); Marina Grossi, Presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); Joanita Maestri Karoleski, Presidente do Fundo JBS pela Amazônia; e Susy Yoshimura, Diretora de Sustentabilidade e Compliance do GPA.

Para receber o link de acesso à live, inscreva-se aqui.

Últimas lives:

Inovação aberta: startups e transformação digital contra a crise

Indústria em Debate: O que fazer para o Brasil voltar a crescer

Vida em domicílio: a nova relação com a casa na pandemia

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaMeio ambienteSustentabilidade

Mais de Bússola

Climatechs: o setor emergente que pode transformar a resposta do Brasil à crise climática

Brasil recebe congresso de educação ambiental para países falantes da língua portuguesa

Distribuição pode ser fator determinante no crescimento do mercado de seguros na América Latina

Com educação, agronegócio pode acelerar modernização causando impacto social positivo